logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
25 out

Fazenda do Paraízo, um lugar além do tempo

Centenária, a fazenda que ambientou o convento da novela da TV Globo se mantém preservada e com todo o charme do ciclo do café.


Imagine uma fazenda com mais de 100 anos que ainda se mantém produtiva. Tudo bem, não é difícil de imaginar. Agora, imagine uma fazenda com mais de 100 anos e que ainda preserva suas características originas. Esta é a Fazenda do Paraízo (assim mesmo, com Z), situada em Rio das Flores, a 170 Km da cidadade do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais.

Foi nesta fazenda que a TV Globo gravou boa parte da primeira fase da novela Além do Tempo, um grande sucesso de 2015, que se passa durante o Brasil Imperial, ou seja, no século XIX. A escolha da fazenda para ambientar o convento, onde a personagem de Aline Moraes vive seus grandes conflitos, se deu justamente pela conservação do local: ao entrar pela aleia de palmeiras imperiais, o visitante se sente voltando no tempo e, com um pouco de imaginação, pode até visualizar a época em que o café era o “ouro negro” brasileiro.

Cena de Além do Tempo/TV Globo — reprodução.

Sede da Fazenda do Paraízo/Divulgação.

A preservação da história no ‘Vale do Café’

Engenho de beneficiamento de café — Fazenda do Paraízo/Divulgação.

Erguida pelo Visconde de Rio Preto entre 1845 e 1853, a Fazenda do Paraízo teve grande importância na produção do café que era exportado para o mundo na época. Nela foi construído o primeiro grande engenho brasileiro de beneficiamento do grão, com um equipamento trazido da Inglaterra.

Administrada pelo casal Simone e Paulo Roberto Belfor — bisneto do homem que comprou a casa do visconde por volta de 1912 — , hoje a Fazenda do Paraízo não produz mais café, migrou para a produção de gado de corte e leite. Fotografias? Só da porta para fora! Os proprietários não permitem registros internos da casa, para preservar as pinturas dos flashs e também para manter a aura de mistério do lugar.

No casarão de 2.200m², o visitante percebe a conservação das pinturas artísticas originais, o mobiliários luxuoso, os detalhes da arquitetura com poucas intervenções (discretas instalações para energia elétrica), a separação dos 58 cômodos conforme os costumes do século XIX… As paredes são revestidas com pinturas artísticas que mesclam as técnicas Faux-Marbre e Trompe-L’oeil; lustres de cristais disputam a atenção com esculturas e outros adornos sesquicentenários.

A Fazenda do Paraízo é mesmo coisa de novela!

 Conheça a Fazenda do Paraízo com a Alex Tour Viagens

Você também pode voltar ao século XIX. Bastar adquirir o pacote Vassouras + Fazenda do Paraízo que a Alex Tour preparou para você. Nós nos encarregamos de te levar até lá com conforto e segurança, para que você também tenha um gostinho de como era a vida nos tempos em que o café era o maior símbolo da riqueza brasileira.

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: