logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
28 ago

6 fortes razões para conhecer Aix-en-Provence

Situada no Sul da França, Aix-en-Provence é um lugar incrível por diversas razões. E é sobre elas que vamos conversar aqui!

Não tem jeito, vamos começar dizendo que Aix-en-Provence é uma das cidades mais lindas do mundo. Ela está super bem localizada, fica há apenas vinte minutinhos de Marseille e tem pouco mais de 150 mil habitantes. É uma cidade média, cheia de charme e belezas naturais.

Há 30 minutos dali você encontra uma série de pequenas vilas, todas com um toque provençal, muito acolhedoras. Muito próximo de Aix-en-Provence também tem Avignon e os vinhedos de Chateneuf-du-Pape. Mais uma hora e você chega a St.-Tropez, Cannes e Côte D’Azur. Em duas horas de carro também chega a Nice, Mônaco e à fronteira com a Itália.

Quer mais razões para visitar Aix-en-Provence? Então se liga nestas seis:

1. Aix é agitada e muito romântica, apesar de pequena

Vieille Ville

Trata-se de uma cidade universitária, já que lá está sediada a Aix-Marseille Université com seus mais de 600 anos de existência. Portanto, é uma cidade muito jovem e cheia de atrativos como cinema, lojas, casas de show, museus etc.

Ao mesmo tempo, é possível ver romantismo em Aix. O lugar é charmosíssimo, com opções de hospedagem tanto no centro histórico (Vieille Ville) como em casas dos vilarejos mais periféricos. As ruelas e os casarões são muito românticos. Enfim, um lugar para se sentir em um filme francês de época.

2.  Aix respira e exala arte

Museu_atelier-de-cezanne_Aix_en_Provence

Aix-en-Provence deu ao mundo o pintor Paul Cézanne. Ele, com toda certeza, é o nome das artes plásticas mais conhecido da cidade. O pós-impressionista nasceu em 1939 e morreu em 1906, sendo considerado o artista que criou as bases para a transição do fazer artístico do século XIX para um patamar mais inovador no século XX. Matisse e Picasso disseram algo como “ele é o pai de todos nós”.

Em Aix você pode seguir os passos deste importante pintor e, inclusive, visitar seu ateliê para conferir as lindas paisagens pintadas por ele.

E mais: há um cem número de outros artistas que não são tão conhecidos mundialmente que nasceram ou viveram nesta cidade, o que torna o lugar uma grande galeria de arte (da pintura à escultura, passando por música e dramaturgia).

3. Aix fica aos pés de uma montanha e te convida a flanar

A cidade fica aos pés da montanha de Sainte-Victoire (a grande musa Cézanne), que é linda e imponente, além de ser cercada de colinas, que nos finais de tarde assumem um tom acobreado.

Veja o que Anaté Merger, jornalista brasileira que vive na Provence conta sobre a montanha:

A paisagem da cidade é realmente única. Se você gosta de passear de bike, vai se encantar com as ruelas do centro e com as trilhas dos arredores.

A famosa Coeurs Mirabeau é uma das alamedas mais lindas do planeta, com árvores dos dois lados. Ela está ladeada de charmosos cafés muito bem frequentados. Além dela, inúmeras ruelas bucólicas são muito convidativas para flanar de bike ou mesmo a pé. 

4. Como em toda a França, a gastronomia em Aix é de fina estampa

Les Deux Garçons

E como falar de qualquer destino da França sem citar a gastronomia? Aix-en-Provence é a capital mundial dos Calissons, aqueles docinhos delicadíssimos à base de amêndoa.

Vá ao Les Deux Garçons para tomar um café. O local é charmoso demais e é muito conhecido por ser o preferido de personalidades como Jean-Paul Sartre, Edith Piaf e Pablo Picasso.

Delicie-se com os inúmeros restaurantes e cafés espalhados pela cidade. Tem para todos os gostos e bolsos. Ah, e não vá esquecer de apreciar os bons vinhos da região. Bon appétit!

.

5. Os vinhedos e as lavouras de lavanda e girassol são o suprassumo da beleza

aix-en-provence

Não deixe de visitar os vinhedos e os campos de lavanda da Provence. Uma dica: para ver as lavandas floridas vá durante o verão. Tire um dia só para este programa. Você vai se surpreender com a beleza das paisagens e o cheirinho de lavanda, assim, na planta, é realmente mágico.

Aliás, quando se fala em Provence, logo se associa o lugar às imagens dos grandes campos de lavanda. Mas na região também existem muitos campos de girassóis.

Coisa linda! Uma experiência sensorial incrível!  

.

6. De Aix a Paris é um pulo

Se você quiser intercalar a exploração de Aix-en-Provence com um passeio em Paris, fique tranquilo: a cidade tem uma estação do TGV, o famoso trem francês que opera por uma enorme quantidade de cidades, é confortável e veloz.

Em apenas três horinhas você chega à cidade luz, uma viagem tão confortável e agradável que você nem sentirá!

É claro que estes são apenas seis motivos, há muito mais coisas para se ver em Aix-en-Province. Mas, vamos combinar, eles já são suficientemente convidativos, não é?

Se você quer conhecer Aix-en-Province e outras cidades do sul da França e não sabe por onde começar, veja nosso pacote e faça contato conosco. Será um prazer ajudá-lo a realizar este sonho de viagem!

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: