logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
9 out

Que tal conhecer o Rio de Janeiro de Machado de Assis?

As obras do Bruxo do Cosme Velho podem te conduzir por um roteiro encantador. Veja aqui um roteiro machadiano para quem ama viajar e ler!

Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário, Machado de Assis é o maior nome da literatura brasileira. Sua brilhante passagem por aqui se estendeu de 1839 a 1908 e ninguém retratou melhor o cotidiano do Rio de Janeiro da época como ele.

Ele testemunhou a substituição do Império pela República e foi o principal cronista deste período de profundas mudanças na nossa história. Os hábitos e costumes populares descritos com profundidade e lirismos em sua obra nos fazem imaginar como era o dia a dia daquele tempo.

Suas obras mais conhecidas (de Memórias Póstumas de Bras Cubas a Relíquias da Casa Velha passando por Dom Casmurro, Quincas Borba e A Mão e a Luva) são todas ambientadas na Cidade Maravilhosa.

Assim, Machado de Assis pode ser um excelente guia turístico para quem quer voltar ao Rio antigo. E é. A Alex Tour Viagens tem um roteiro especial chamado Vivendo Machado de Assis, com guia especializado na obra do autor, um passeio de apenas um dia.

Confira, a seguir, os locais contemplados neste roteiro:

Ponto de partida: Confeitaria Colombo

confeitaria-colombo

Comece o dia com um café da manhã na confeitaria mais famosa e charmosa da cidade. Ela foi inaugurada em 1894, 12 anos antes de Machado de Assis morrer. Ele era frequentador do local e, dizem, foi ali que se inspirou para escrever muitos dos seus contos e crônicas.

Ruas

Passeie por algumas das ruas que o escritor frequentava e que são cenários para suas principais obras.

Rua Gonçalves Dias

“Estava eu a conversar com alguém na Rua Gonçalves Dias, quando de nós se acercou o Machado e dirigiu-me palavras em que não percebi nexo. Encarei-o surpreso e achei-lhe desmudada a fisionomia. Sabendo que de tempos em tempos o salteavam incômodos nervosos, despedi-me do outro cavalheiro, dei o braço ao amigo enfermo, fi-lo tomar um cordial na mais próxima farmácia e só o deixei no bonde das Laranjeiras, quando o vi de todo restabelecido, a proibir-me que o acompanhasse até casa”, contou certa feita o jornalista Carlos de Laet.

Rua do Ouvidor

rua-do-ouvidor-rio-de-janeiro

“A mais passeada e concorrida, e mais leviana, indiscreta, bisbilhoteira, esbanjadora, fútil, noveleira, poliglota e enciclopédica de todas as ruas da cidade do Rio de Janeiro”. Assim descreveu Machado a Rua do Ouvidor.

O local era frequentado pelo autor, pois os principais jornais da época (onde ele publicava seus textos) tinham sua redação ali. Também a livraria Garnier era um local frequentado por ele nesta rua.

É também na Rua do Ouvidor que Brás Cubas reencontra Virgília depois de um longo período de saudades. Bentinho, o pitoresco protagonista de Dom Casmurro, costumava passear por ali.

Rua Primeiro de Março

rua-primeiro-de-marco-machado-de-assis

“Deixei-os ir, a ele e aos outros, que se juntaram e partiram da Rua Primeiro de Março. Disseram-me depois que os manifestantes erguiam-se nos carros”. Trecho do livro “Memorial de Aires”, sua última obra antes de morrer, nesta obra com caráter autobiográfico, Machado não poupou farpas para se referir a sociedade de 1888.

 

 

Outros locais

A seguir, veja uma série de outros pontos que foram cenários para obras de Machado de Assis e que também foram frequentados por ele:

  • Igreja da Candelária;
  • Rua Teófilo Otoni;
  • Av. Rio Branco;
  • Largo da Carioca;
  • Academia Brasileira de Letras;
  • Praça Monroe;
  • Passeio Público;
  • Largo da Lapa;
  • Praça Paris;
  • Largo do Machado;
  • Rua das Laranjeiras;
  • Largo do Boticário.

Faça um tour cultural seguindo os passos de Machado de Assis no Rio de Janeiro

Conheça a Cidade Maravilhosa sob a ótica do maior escritor brasileiro, o fundador da Academia Brasileira de letras, Machado de Assis. Percorra os locais por onde passaram os personagens dos livros mais conhecidos do autor e tenha uma verdadeira aula sobre história e literatura!

Conheça agora o pacote da Alex Tour Viagens e reserve seu passeio!

Comments

comments

Tags de Postagem:

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: