logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
1 nov

Cânion do Itaimbezinho: conheça um dos paraísos naturais do sul do Brasil

O Itaimbezinho é um dos mais conhecidos cânions brasileiros. Ele está situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A parte superior do planalto pertence ao estado gaúcho e as bordas do cânion formam a divisa com as terras catarinenses — os paredões, a Cachoeira das Andorinhas, a Cascata Véu de Noiva, o fundo do vale por onde passa o Rio do Boi estão em território barriga-verde.

A etimologia da palavra Itaimbezinho, afirmam os historiadores, é derivada do Tupi-Guarani ITA (pedra) e AÍ-BE (afiado).

Extensão

Estima-se que o desfiladeiro tenha 5,8 km de extensão, com uma largura máxima de 2km e altura de cerca de 700 m.

As proporções gigantes colocam o Cânion do Itaimbezinho ao lado de outros grandes desfiladeiros, tais como o Desfiladeiro Fortaleza, Desfiladeiro Guartelá Desfiladeiro Malacara e o Desfiladeiro da Pedra.

#cambaradosul #itaimbezinhocanyon #canyons#trilha #aparadosdaserra #brasil

Uma foto publicada por carlakosta (@carlakosta) em

☀😎 #canionsbrasil #cambaradosul #dialindo #paisagemlinda #freestyle #itaimbezinhocanyon

Uma foto publicada por Janaina Borlin ♒🙃🕉🙅🏼 (@borlinjanaina_) em

Sobre o Parque Nacional dos Aparados da Serra

Quem visita o Cânion do Itaimbezinho também conhece boa parte de uma das mais famosas unidades de conservação brasileiras, o Parque Nacional dos Aparados da Serra. Este abrange um território estimado em 102,5 km² na fronteira natural entre os dois estados do extremo sul do país.

O relevo da região é caracterizado principalmente por desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, onde abruptamente terminam os campos suavemente ondulados do planalto — como se estes tivessem sido “aparados”, daí o nome do parque.

Ali estão presentes os biomas da mata atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho, com campos e penhascos. O parque também protege diversas espécies animais, como papagaios-de-peito-roxo, lobos-guará, jaguatiricas, guaxinins, entre outros.

O clima é temperado, com média anual de 16°C, sendo janeiro o mês mais quente e junho e julho os mais frios.

Programe sua viagem

Emocione-se com o Cânion Itaimbezinho e as belezas naturais do Parque Nacional dos Aparados da Serra. E visite Bento Gonçalves e Cambará do Sul, na Rota dos Vinhos — Rio Grande do Sul! Reserve agora sua viagem com a Alex Tour Viagens!

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: