logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
8 nov

Rota dos Vinhos: 6 atrativos da Serra Gaúcha, que você precisa conhecer

Também conhecida como Vale dos Vinhedos, a região vem atraindo mais e mais turistas ao longo do ano.

Com mais de 82 quilômetros quadrados da serra, a chamada Rota dos Vinhos, ou Vale dos Vinhedos, é hoje um dos principais destinos turísticos do estado do Rio Grande do Sul.

A região é assim chamada pela quantidade de vinhedos existentes, o que a coloca como a mais importante neste mercado. E um dado importante: os vinhos produzidos ali são os únicos do Brasil a conter selos de indicação de procedência e denominação de origem.

Para entender com mais propriedade onde fica exatamente a Rota dos Vinhos, é preciso dizer que ele forma um triângulo entre as cidades de Bento Gonçalves (à nordeste), Monte Belo do Sul (noroeste) e Garibaldi (sul).  

Aqui estão algumas das principais razões para você visitar a Rota dos Vinhos:

1. O legado histórico e cultural deixado pelos imigrantes italianos


Diversos costumes e tradições italianos estão enraizados no dia a dia dos moradores da região. Até mesmo a paisagem remete às áreas rurais da Itália.

Entre as manifestações históricas e culturais que podem ser percebidas facilmente estão: a construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto, o cultivo de videiras e, é claro, a produção do vinho.

2. O visual incrível dos parreirais


Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza da Rota dos Vinhos. E não é preciso ser um exímio apreciador do enoturismo para se encantar com isso.

Na região existem inúmeras pequenas propriedades rurais que dividem espaço com renomadas vinícolas de destaque nacional e internacional.

3. As vinícolas

A maioria das vinícolas da região é muito receptiva aos turistas. Em muitas delas, é possível conhecer os processos de produção do vinho e degustar, além de comprar com preço de fábrica.

Entre as mais famosas estão a Casa Valduga, a Miolo, a Aurora, a Cordelier e a Salton, todas em Bento Gonçalves. Já em Garibaldi, é possível visitar as vinícolas Chandon e Peterlongo, entre outras.

4. Os cânions

Os grandes desfiladeiros do Parque Nacional da Serra dos Aparados também é um atrativo e tanto, principalmente para quem aprecia a natureza.

— Veja nosso post sobre o Cânion do Itaimbezinho!

5. Os Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra é um roteiro idealizado para valorizar a cultura italiana na Serra Gaúcha. Anualmente, de acordo com a Associação Caminhos de Pedra, são recebidos mais de 60 mil turistas nesta rota.

6. Grande quantidade de hotéis de excelência

Outro ponto alto do Vale dos Vinhedos é a vasta oferta de hospedagem. Há hotéis para todos os bolsos e a grande maioria é muito bem avaliada, tanto por especialistas em hotelaria quanto pelos clientes.

Prepare sua viagem para a Serra Gaúcha

Emocione-se com o Cânion Itaimbezinho e as belezas naturais do Parque Nacional dos Aparados da Serra. E visite Bento Gonçalves e Cambará do Sul, na Rota dos Vinhos — Rio Grande do Sul! Reserve agora sua viagem com a Alex Tour Viagens!

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: