logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
29 dez

Turismo ecológico e cultural se encontram em Belém e Manaus

Muitos se deslumbram com os encantos do Nordeste do Brasil, mas a região Norte vem atraindo cada vez mais visitantes, interessados em explorar os segredos da Amazônia. Entre o contato com a natureza e partes importantes da história do País, quem viaja para Belém do Pará, e Manaus, no Amazonas, encontra paisagens deslumbrantes e culinária típica de dar água na boca.

belem_do_para

Foto: Divulgação

Primeira capital do Norte brasileiro, fundada em 1616, Belém reúne tradição e desenvolvimento econômico, sendo o segundo maior parque industrial da região amazônica. Se você der um breve passeio pela cidade – a maior parte das coisas pode ser feita a pé -, vai descobrir resquícios da época da extração da borracha na arquitetura de seu centro histórico.

 Não dá para deixar de conhecer o Mercado Ver-o-peso, com seus quase 400 anos de idade, e de experimentar os sabores tradicionais do local, como o cupuaçu. Uma curiosidade: o açaí em Belém do Pará é servido com farinha e peixe frito, bem diferente da sobremesa gelada consumida no Sudeste. Para os mais supersticiosos, vale a pena visitar o setor dos vendedores de ervas, que passam adiante seu conhecimento sobre o preparo de banhos e infusões para atrair diversos tipos de sorte (uma boa ideia para o ano novo, não é?).    

A 18km do centro de Belém fica Icoaraci, uma das maiores fontes de produção artesanal de cerâmica do Pará. Lá você pode admirar a reunião dos estilos tradicional, marajoara e tapajônica e acompanhar o processo de produção da cerâmica, com direito a uma variedade de peças exclusivas.

A tradição religiosa de Belém está representada pelo famoso Círio de Nazaré e em suas diversas igrejas e museus. Por ser uma cidade amazônica, abriga, ainda, parques ecológicos e bosques que contrastam com a metrópole em desenvolvimento.

Manaus e suas surpresas

Fundada no século 17 e após receber diversos nomes, Manaus é famosa pela riqueza da biodiversidade da Floresta Amazônica. O nome da cidade lembra o da tribo indígena Manaós, que habitavam aquela região antes de serem extintos durante a colonização portuguesa, e tem o significado de “mãe dos deuses”. 

Foto: TripAdvisor

Foto: TripAdvisor

Leia mais:

Conheça a história de Manaus

Fauna e flora abundantes não são os únicos atrativos da cidade, que possui muitas manifestações culturais e delícias gastronômicas como o tacacá, além de diversas espécies de peixes. Se você precisar de um bom motivo para conhecer Manaus, saiba que é lá que acontece o Encontro das Águas, em que as águas escuras e cheias do Rio Negro convergem com a força das águas barrentas do Rio Solimões.

Em um passeio de lancha, é possível conhecer comunidades ribeirinhas localizadas em zonas de preservação, que mantêm vivas as tradições indígenas nas quais teve origem o povo manauara. Numa das partes mais emocionantes do passeio você pode encontrar o boto cor-de-rosa, conhecido pela lenda folclórica que conta que, ao anoitecer, ele se transforma em um belo rapaz que sai em busca de uma mulher para namorar.

banner_blog_belem_e_manaus

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: