logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Tiradentes

São José Del Rey
21 mar

Tiradentes

A cidade de Tiradentes, antiga São José, no estado de Minas Gerais, nas imediações do Rio das Mortes, recebeu este nome em dezembro de 1889 em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, que nascera na Fazenda do Pombal, às margens do rio, numa região entre São José e São João del Rei.

Mesmo que para o berço do mais ilustre inconfidente ainda existam dúvidas, foi em São José que o menino cresceu ouvindo histórias do ouro, como a do Capão da Traição, ali próximo, ou da Guerra dos Emboabas, quando as mulheres paulistas exigiram a iniciativa de seus maridos em resistir ao poder.  Ali ele frequentou as ordens religiosas com seu pai e aprendeu, com o padrinho, o ofício que lhe valeu o apelido.

De São José partiu para tentar a sorte: dentista, tropeiro, minerador e finalmente alferes.

De São José o alferes saiu do estigma de traidor da Coroa para a glória de lutar por um Brasil melhor e livre de qualquer jugo.

Suas antigas denominações foram “Arraial Velho de Santo Antônio”, e “Vila de São José do Rio das Mortes” e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João Del Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do Séc. XVIII.

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do Séc. XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Texto do Prof. William Seba Mallmann Bitar

Venha conhecer conosco a bela e linda Ouro Preto!!!!!

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: