logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Villa La Rotonda

Vicenza - IT
29 mar

Villa La Rotonda

Obra emblemática de Andrea di Pietro dela Gondola, vulgo Andrea Palladio, a obra erguida na cidade de Vicenza, no Veneto, Norte da Itália e um marco da arquitetura renascentista italiana.

Hoje conhecida como Villa Capra, mas seu nome original e La Rotonda. ilustra perfeitamente a significação do classicismo. É definida por um bloco quadrado, encimado por uma cúpula e apresentando nas quatro fachadas pórticos idênticos, a modo de frontarias de templo. A Villa Rotonda (Casa Redonda) tem quatro lados rigorosamente idênticos, cada qual com um pórtico e forma de fachada de templo, agrupados em torno de um amplo átrio que recorda o Panteão Romano. O nome Capra, vem dos irmãos que concluíram a obra em 1591.

Palladio, e contratado pelo cónego e Conde Paolo Almerico se retirou do Vaticano, após o papado de PIO V. Retornando a sua cidade natal – Vicenza e decidindo a construir sua casa de campo. Inspirando nos edifícios renascentistas de Roma, principalmente no Panteão. Palladio que projetou mais de vinte villas na República de Veneza, não imaginaria que esta residência seria um dos protótipos arquitetônicos mais estudados e imitados nos cinco séculos seguintes

A construção, iniciada cerca de 1566, consistia num edifício quadrado, completamente simétrico e inserido num círculo perfeito. So lembrando que o edifício não e redondo como se imagina, pois La Rotonda, nos remete a algo circular.

Sendo um edifício em forma de cruz grega nas suas interseções temos um quadrado coroado com uma cúpula circular.

Todas as quatro fachadas eram dotadas de um corpo avançado com uma galeria que se podia alcançar subindo uma escadaria; cada uma das quatro entradas principais conduzia, atravessando um breve vestíbulo ou corredor, à sala central coroada por uma cúpula. Esta sala central e todas as outras divisões tinham proporções calculadas com precisão matemática. A sala central rotonda (redonda) é o centro nevrálgico da composição, na qual Palladio imprime um impulso centrífugo, alargando-a para o exterior, nos quatro pórticos jônicos e nas escadarias. A villa resulta, assim, numa arquitetura.

Nem Palladio e nem Almerico, viram a conclusão da obra, em fins de 1591, o edifício e vendido para os irmãos Capra, que concluem essa bela residência de campo.  Atualmente o edifício pertence à mesma família – Valmarana, que adquiriu o imóvel há 200 anos. Encontra-se aberto a visitação, menos no inverno.

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: