logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

O Beco das Almas

Tiradentes - MG
3 abr

O Beco das Almas

Uma cidade como Tiradentes, que exala um clima de magia, abriga suas histórias, que se materializam nas noites escuras ou banhadas pelo pratear de uma lua que resplandece no céu.

Ali, entalado entre a Casa do Padre Toledo e a capela de São João Baptista, se encontra o início de um caminho que leva aos fundos da Matriz, serpenteando entre casas e vegetação exuberante.

No meio da trilha deparamos com um antigo poço, conhecido como da Matriz ou dos Escravos, que originariamente abastecia a população de água potável, antes da construção do chafariz de São José.

Como o trabalho braçal não era atributo da população branca, eram os escravos que subiam as ladeiras com seus barris e tonéis para carregar a água por toda a vila, daí seu segundo nome.

A tradição popular atribuiu outra denominação: Beco das Almas, registrando uma presença feminina nas noites de lua cheia, vagando ora pela entrada do Beco, ora pelo átrio da Matriz.  Seria a noiva abandonada à procura de seu futuro marido, abordando os homens que por ali passassem.

Em outra versão, a lenda seria uma estratégia dos inconfidentes que se reuniam na Casa do Padre Toledo, utilizando os fundos da capela e um acesso pelo quintal, sem que fossem vistos pela guarda. A presença das almas no beco afastaria os mais crédulos e os conspiradores poderiam circular livremente, retornando pela igreja sem despertar suspeitas.

Independente da versão, o Beco das Almas contém, efetivamente, alguma magia. A vegetação exuberante, o piso de terra batida, o cheiro de mato, o conjunto exala mistério e revolve nossos mais belos e ocultos sentimentos.

Em noites sem lua a mata impede a visibilidade até mesmo a poucos passos de distância, levando o caminhante às escuras, tateando com pés e mãos o rumo mais seguro, até se deparar com o poço dos escravos.

A imaginação voa alto…

Mas em noites de lua cheia a luz prateada surge entre a folhagem, criando mosaicos iluminados no chão avermelhado.

Naquele momento não estamos mais pisando no solo, mas flutuando entre as estrelas, junto daqueles inconfidentes que por ali passaram, sonhando rebeliões ou costurando versos para suas amadas, como se elas ali estivessem presentes e, a qualquer momento, uma mão suave envolvesse a sua, num sentimento inexplicável, um encantamento que nunca cessará, que só compreenderá aquele que vivenciar tal momento, olhando o céu, com o coração aberto para mistérios e emoções inimagináveis.

Lá está o Beco das Almas, esperando para que descubram seus sortilégios….

Texto William Seba Mallmann Bittar

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: