logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Aix-en-Provence

Provence - FR
16 abr

Aix-en-Provence

Cidade fundada em 122 a.c, pelos romanos, foi frequentemente atacada, primeiro pelos visigodos, em 477 d.c. depois pelos lombardos e sarracenos.

Aix – inicialmente chamada de Aquae Sextiae – deve seu nome ao romano Gaius Sextius Calvine, que até hoje empresta seu nome a um spa – Thermes Sextius – instalado na cidade. Neste local funcionava uma terma romana da qual ainda se preservam algumas ruínas.

Apesar disso a cidade prosperou. No final do Séc. XII foi a capital da Provença. Centro de arte e aprendizado, atingiu seu auge no Séc. XV, no reinado do “Bom Rei” René, apresentado em obras de Nicolas Froment na Cathédrale de St-Sauveur, do Séc. XIII, também famosa por suas portas de nogueira, seu batistério merovíngio e seus claustros românicos do Séc. XVI.

Aix en Provence (que se traduz como “Águas de Provence”) faz juz a seu nome: a abundância de água justifica as fontes espalhadas pela cidade. E conhecida também como a cidade das mil fontes. Só no Cours Mirabeau são três, onde saliento a Fonte Mousse, que não congela mesmo no inverno devido à temperatura de sua água – em torno de 27 graus.

De todas, a maior e mais conhecida é a La Rotonde, no Centro de Aix, e a dos Quatro Golfinhos, escondidinha na Praça de mesmo nome, acessível pela rua 4 de Setembro.

Na Place des Albertas há outra fonte, alcançável pela rua Espariat.

Aix ainda é m centro de artes e de estudos e seus muitos museus incluem o Museu Granet de belas artes e arqueologia, e o Musée des Tapisseries, de tapeçarias, nos Palais de l’Archevêché, local do festival de Aix.

O Cours Mirabeau uma das vias importantes do centro, nela há construções dos Séc. XVII e XVIII com portas esculpidas e sacadas de ferro forjado; do outros os cafés. A cidade velha situa-se na Place de l´Hôtel De Vile com seu mercado de flores. A noroeste, o Pavillon de Vandôme abriga a mobília e obras de Van Loo. Paul Cezanne e de Aix. Seu Atelier é mantido intacto desde seu falecimento, em 1906. O monte. Ste- Victorie, que inspirou muitos de seus quadros fica a 15 km a leste da cidade.

A cidade conta atualmente com mais de 140 mil habitantes.

 PAUL CÉZANNE – O FILHO ILUSTRE

O filho mais famoso de Aix foi o pintor pós-impressionista Paul Cézanne, nascido em 19 de janeiro 1839.

A casa onde nasceu, a loja de chapéus de seu pai e o atelier onde trabalhou por apenas quatro anos (de 1902 a 1906) estão em perfeitas condições para visitação.

Inúmeras telas e aquarelas com o motivo da Montanha Sainte Victoire não deixam dúvidas de que era seu foco predileto. Em mais de 80 obras Cézanne deixou muito evidente sua paixão pela montanha. Dez de seus trabalhos estão expostos no Museu Granet próximo à Fonte dos Quatro Golfinhos.

Paul Cézanne inspirou-se em Delacroix para criar seu estilo de pintura. Matisse e Picasso o consideravam o precursor do Cubismo por ter valorizado as formas geométricas oferecidas pela natureza (cubo e esfera são exemplos). Suas composições ressaltam contornos arquitetônicos de objetos e paisagens. Sacrificou, inclusive, a perspectiva, em prol do que achava que devia ser valorizado. Sublime desobediência.

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: