logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

O Leão Alado

Veneza - IT
17 abr

O Leão Alado

Sempre que falamos de Veneza, a primeira imagem que nos vem a memória são os passeios de gondolas pelos seus canais. A imagem do turista e o gondoleiro de calça branca e camisa listrada de azul, conduzindo a gondola e cantando O Sole Mio:

Che bella cosa na jurnata ‘e sole,

N’aria serena doppo na tempesta!

Pe’ ll’aria fresca pare gia’ na festa…

Che bella cosa na jurnata ‘e sole.

Ou cantando Nel blu, dipinto di blu

Volare oh, oh

Cantare oh, oh, oh

Nel blu dipinto di blu

Felice di stare lassù

Também lembramos do carnaval de Veneza, que dessa festa surge as máscaras muito utilizadas em nosso carnaval e lembramos também dos milhos jogados pelos turistas na Praça de San Marco, ponto de encontro de uma cidade turística e visitada por milhões anualmente.

Mas e nessa praça a frente da Basílica de San Marco que dá nome ao local e vizinho ao Palácio dos Doges, fica um dos símbolos mais fortes de Veneza, que poucos quando a visitam percebem. O Leão Alado!!!

Mas qual é a história do Leão Alado de Veneza!!!

A história começa ainda no Séc. IX, quando da construção de um edifício temporário para abrigar em 828 as supostas relíquias de São Marcos Evangelistas, que foram adquiridas por mercadores em Alexandria, no Egito.

Os quatro evangelistas do novo testamento, tinham a sua representação simbólica:

  1. São Mateus tinha como representação um homem alado, pois seu evangelho enfatiza a humanidade;
  2. São Lucas e representado por um boi alado, pois muito do seu evangelho está ligado aos aspectos de sacrifício da morte de Jesus e o boi era um animal destinado ao sacrifício nos tempos antigos;
  3. São João é representado por uma águia, pois especula-se uma ligação simbólica do seu evangelho edificante com a Ascenção de Cristo;
  4. São Marco é um leão alado, sendo que seu evangelho se concentra na majestade divina de cristo e o ser tradicionalmente o rei da selva e sua força sobre todo os outros.

Como as supostas relíquias de São Marco, encontram-se em Veneza, a cidade adotou o Leão Alado como símbolo, durante o reinado e a república dos Dodges e está presente nas bandeiras das marinhas mercante e de guerra da Itália, da região do Veneto e dá província de Veneza. É também o símbolo do Festivala de Cinema de Veneza, cujo prêmio máximo, e o Leão de Ouro.

É frequente ser representado com um livro debaixo duma pata, um halo por cima da cabeça e segurando uma espada numa pata e um par de asas.

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: