logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Confraria de São Gonçalo Garcia e São Jorge – A Igreja

Rio de Janeiro - RJ
23 abr

Confraria de São Gonçalo Garcia e São Jorge – A Igreja

Localizada na esquina da Praça da República com a Rua da Alfandega, esta igreja erguida para devoção de São Gonçalo Garcia e São Jorge, tem mais de 200 anos e representa um pouco da história e da fé do povo carioca.

A igreja erguida em terreno doado pelo Cônego Antônio Lopes Xavier, para a confraria de São Gonçalo Garcia, em provisão concedida em 1758.

A edificação em estilo barroco, tem frontispício voltado para a Rua da Alfandega. E entrada lateral pela Praça da República. Internamente a um pequeno átrio sobre o coro, que tem uma balaustrada em arco com decorações em relevo.

A Igreja dedicada a São Gonçalo Garcia só se tornou local de devoção anos depois, em 1850.  A Irmanada de São Jorge, no ano de 1742, ratifica um acordo com a Irmandade de Nossa Senhora do Parto, para a utilização de um dos altares laterais.

Posteriormente os irmãos da Confraria de São Jorge, recebem por doação de Pedro Coelho da Silva e Dona Maria da Penha um terreno para a construção de sua Igreja na Rua Gonçalves Ledo (antiga Rua São Jorge) com a Rua Luís de Camões (antiga Rua da Lampadosa).

Em 1800 o edifício e inaugurado e a imagem de São Jorge e trasladada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo para a Igreja de São Jorge.

A confraria de São Jorge, somente em 1850, irá migrar com a sua imagem para a Igreja de São Gonçalo Garcia, isso ocorre pela deterioração da Igreja de São Jorge, que já estava em ruínas.

A harmonia entre as duas confrarias foi tão forte, que se uniram mudando o nome da Igreja para São Gonçalo Garcia e São Jorge.

Ocorrendo duas vezes ao ano, a festa de São Gonçalo, no dia 05 de fevereiro e de São Jorge no dia 23 de abril. Sendo o dia de São Jorge, uma das festas religiosas mais importantes da cidade do Rio de Janeiro.

A igreja, não é uma Matriz, mas pela sua importância histórica o edifício e tombado pelo IPHAN. Ela é liga a Matriz do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, na Avenida Passos.

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: