logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Estação Ferroviária de Juiz de Fora

Linha da Central do Brasil
4 fev

Estação Ferroviária de Juiz de Fora

O primeiro edifício a ser construído para abrigar a estação, em 1875, era uma construção de madeira bastante precária que logo foi substituída. A estação de médio porte ganhou importância no final do Séc. XIX, quando passou a ser de 1º classe, sendo substituída no início do séc. XX. Apresentava um torreão central, que contrastava com a aparência rustica do corpo da edificação.

As fachadas tinham tratamento simples com argamassa, sem muitos detalhes estilísticos, apenas a marcação de um barrado e das colunas e uma cimalha circundado o edifício na altura da estrutura do telhado. Este possuía duas águas, estilo arquitetônico muito adotado nas estações ferroviárias inglesas de médio porte. Os beirais se alongavam cobrindo o edifício principal e a plataforma de embarque e desembarque.

Em 1902, foi construído a atual estação. A estrutura física se diferenciava pela presença de um corpo proeminente da fachada, onde se mar cava a entrada através de três pórticos principais, coberto com uma cúpula de metal. Apresentava uma torre com relógio, elemento simbólico muito utilizado nas estações e que conferia ao edifício uma referência a mais na paisagem.

A cidade já existia desde o Séc. XVIII, a estrada de rodagem União e Industria, que ligava a Corte do Império a Petrópolis e depois a Juiz de Fora, hoje a ferrovia realizava essa ligação de forma mais rápida.

Levando o crescimento a cidade, devemos lembrar que com a ligação ferroviária, Juiz de Fora ficou mais próximo da Capital Federal do que da capital Belo Horizonte.

Até 1996, a cidade foi ponto de parada do trem de passageiros que ligava o Rio de Janeiro ate Belo Horizonte. Nesse ano, circula o ultimo Xangai. A estação passar a ser ponto de apoio para a MRS, transformando a linha em transporte de mineiro e a estação perdendo função de passageiros.

A frente dessa estação, encontrava-se a linha da Estrada de Ferro Leopoldina, que funcionou ate 1974, quando foi desativada o Ramal de Juiz de fora que ligava a cidade ate Caratinga, na região Leste de Minas.

Hoje essa antiga Estação Ferroviária e o Museu Ferroviário de Juiz de Fora.

Fonte:. http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/juizfora.htm

Viaje Conosco

Rodoviário

Juiz de Fora R$197

Conhecendo umas das mais importantes cidades das Minas Gerais, conhecida como Republica do Pão de Queijo, quando o juiz forense Itamar Franco, assumiu a presidência da Republica.
01 dia

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: