logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Cordão da Bola Preta

Quartel General do Carnaval Carioca
2 mar

Cordão da Bola Preta

Hoje com 100 anos de vida, o Cordão da Bola Preta e o mais antigo e tradicional dos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro.

Anualmente quando sua orquestra começa a entoar a famosa Marchinha…

Quem não chora não mama!

Segura, meu bem, a chupeta.

Lugar quente é na cama

Ou então no Bola Preta.

Vem pro Bola, meu bem,

Com alegria infernal!

Todos são de coração!

Todos são de coração.

(Foliões do carnaval).

(Sensacional!)

A inesquecível Carmem Costa, cantando a marcha do Bola Preta. 

O carioca e o turista já sabem que começou o carnaval carioca.

O bloco arrasta foliões por onde passa lotando as ruas do centro da cidade, todos vestidos de branco com as bolas pretas, entoando varias marchas e sambas de enredo famosos.

Conta a história que um grupo de amigos, dissidentes do antigo Clube dos Democráticos, Álvaro Gomes de Oliveira – o Caveirinha – Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres, Arquimedes Guimarães e pelos três irmãos Oliveira Roxo, Jair, Joel, reuniram-se em fins de 1918, mais precisamente no dia 13 de dezembro do mesmo ano e fundam o bloco.

Outra curiosidade que se conta da fundação do Bola Preta, foi a escolha do símbolo do bloco, o grupo encontrava-se reunido no Antigo Café Nice, quando desfila pela galeria uma linda senhora, com um lindo vestido branco de bolinhas pretas. Daí surgiu ao nome do bloco – Cordão da Bola Preta.

O Café Nice, funcionava dentro da Galeria Cruzeiro, no antigo Hotel Avenida. O hotel foi demolido e erguido em seu lugar o edifício Avenida Central, projeto do Arquiteto Henrique Mindlin.

O Cordão do Bola Preta hoje e o símbolo do Carnaval Carioca. Que venha o Carnaval e que vamos para o Bola Preta.

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: