logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

GRES. IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

60 ANOS DE HISTÓRIA
6 mar

GRES. IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Escola fundada em 06 de março de 1959, pelo farmacêutico Amaury Jório e um grupo de sambistas do extinto bloco Recreio de Ramos, a Escola de Ramos, hoje está comemorando 60 anos de glorias e histórias.

O nome da escola e uma linda homenagem a Imperatriz Maria Leopoldina da Áustria, esposa de D. Pedro I – Imperatriz do Primeiro Reinado e também aos moradores da Linha da Leopoldina.

O Rio de Janeiro era atendido até a década de 80, por 3 ramais ferroviários, sendo a Linha da Estrada de Ferro da Leopoldina, atendia os bairros Ramos (aonde localiza a escola), Bonsucesso, Brás de Pina, Cordovil, Manguinhos, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Vila da Penha e Vigário Geral.

O símbolo da escola o seu pavilhão e a junção da coroa do Primeiro Império – identificando a Imperatriz, e as cores da madrinha da Escola, o Império Serrano – escolha de Madureira.

Inicialmente as cores era verde e branco, mas anos depois foi inserido o ouro, nas corres do pavilhão.

A escola possui atualmente 8 campeonatos do Carnaval Carioca, sendo a primeira tricampeã do Sambódromo Carioca.

A Rainha da Leopoldina sempre prezou pelos seus desfiles técnicos perfeitos, principalmente no período que a Professora Rosa Magalhães esteve a frente dos seus enredos.

CURIOSIDADES

Maria Leopoldina da Áustria, a Imperatriz Leopoldina, foi homenageada em 1996, pela escola, nos 200 anos de nascimento.

Dois sambas da escola, foram usados como tema de abertura de novelas da Rede Globo, Martim Cererê em 1972 e Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós, em 2012.

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: