logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

A Deposição da Cruz

Roger van der Weyden
10 abr

A Deposição da Cruz

A Deposição – Roger van der Weyden

Este retábulo de Rogier van der Weyden é uma obra prima da pintura flamenga da primeira fase. Os artistas do norte da Europa traziam aos seus trabalhos uma grande intensidade de expressão emocional e uma riqueza de detalhes realistas, dando-lhes assim um caráter é uma aparência bem diferentes das obras italianas. Aqui vemos o painel central de um retábulo (chamado “tríptico). Os dois painéis laterais se soltaram com o tempo e, infelizmente, hoje estão perdidos. Muitos retábulos do norte da Europa da época de Van der Weyden era feitos com figuras entalhadas em madeira colocadas numa espécie de caixa de pouca profundidade. Parece que o artista aceitou esta convenção, mas por meio de novas técnicas e de um novo material, a tinta a óleo, ele deu vida às figuras.

“Parece que estamos vendo rostos vivos… e em Cristo o semblante da morte. – Ciriaco D”Ancona

Contrastes

Van der Wyden aumenta a tensão forçando os olhos e a mente a reconciliar qualidades conflitantes. Muitos detalhes do quadro são de um realismo intenso, como os olhos com bordas vermelhas e as lágrimas escorrendo pelos rostos. Esse realismo contrasta com uma composição pouco naturalista, em que as figuras, quase em tamanho natural, se amontoam num espaço estreito, aos pés de um pequeno crucifixo. O fundo, que parece um túmulo, concentra a atenção de observador nas figuras evita as distrações de um ambiente real.

O que é um Tríptico?

Um tríptico é, geralmente, um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice (dando o aspecto de serem uma obra), ou somente três pinturas juntas formando uma única imagem. Considerada uma criação cristã, é atualmente não somente utilizado em quadros devocionais, pois, muitos artistas usam principalmente em pequenas coleções.

A pintura do meio é comumente a maior e ladeada por duas menores relacionadas, formando um painel completo, porém existem também painéis com a mesmo tamanho nas três pinturas. A forma pode ser usada para pingentes de joalheira.

Existem trípticos dobráveis e outros completamente rígidos. Os dobráveis, são na verdade um painel com duas portas (uma de cada lado), que podem fechar escondendo assim as três imagens, semelhante a um oratório, feito por sinal para pinturas pequenas ou leves (ao lado um exemplo de tríptico dobrável). Os rígidos são utilizados mais para serem colocadas obras grandes que não devem ser movimentadas devido ao seu peso ou somente pinturas pesadas.

Cristo carregando a cruz, a crucificação e o sepultamento. Pertence ao Acervo do MASP.

Roger van der Weyden (c. 1399 – 1464)

Van der Wyden, o artista mais influente de meados do século XV, nasceu em Tournai, na Bélgica. Depois de um período de aprendizado, estabeleceu-se em Bruxelas e por volta de 1436 tornou-se pintor oficial da cidade. Logo alcançou a fama internacional, recebendo encomendas de vários membros da corte da Burgúndia, inclusive do Duque Filipe, o Bom, conhecido colecionador de arte. Sua pintura religiosa reflete a força das suas convicções pessoais. A obra de Van der Weyden teve profundo efeito no desenvolvimento da arte em toda Europa.

A Deposição, e um quadro da coleção do Museu do Prado – Madrid.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Deposição da Cruz? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aéreo
A capital do estado ostenta o título de maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do mundo. São Paulo é o centro mais cosmopolita do País. Capital da cultura, da gastronomia, do entretenimento, especialmente o noturno, da economia, da moda e muito mais. É lá que será realizada a partida de abertura da Copa do Mundo da Fifa, na Arena Corinthians, em 12 de junho de 2014. O estádio receberá outros cinco jogos do torneio. São Paulo tem tudo que o visitante espera e a qualquer hora…
04 noites

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: