logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

A Finlandia é aqui..

Pico das Agulhas Negras
2 jul

A Finlandia é aqui..

Penedo

por Daniel Barbosa

Única colônia finlandesa do Brasil, Penedo mantém viva as tradições trazidas pelos nórdicos; bairro de Itatiaia ainda abriga a casa de verão oficial de Papai Noel

Distante apenas 150 quilômetros do Rio, Penedo é um daqueles lugares onde a magia do Natal está presente o ano inteiro. E não é para menos. É na charmosa Vila de Papai Noel que está a casa de verão oficial do Bom Velhinho. Lá, ele atende crianças de dezembro a dezembro. A decoração da vila, que funciona como um centro gastronômico e comercial, é um atrativo a parte. Iluminação caprichada, casinhas ao estilo europeu, um telhado de guarda-chuvas coloridos e uma gigantesca árvore de Natal são alguns dos atrativos que encantam os turistas. 

Fundada por imigrantes finlandeses na década de 20, Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil. Para que vem do Rio ou de São Paulo o acesso é pela Via Dutra. Em seguida é preciso acessar a RJ-163, que está em boas condições. Ao contrário do que muita gente pensa, a localidade é um bairro de Itatiaia e não uma cidade, propriamente dita. A estrutura conta com centenas de hoteis, pousadas, bares e restaurantes. Além de uma infinidade de lojinhas de artesanato. Para os amantes da natureza, as opções são trilhas, como a que leva ao Pico do Penedinho, cavalgadas e banhos de cachoeira, sendo as mais procuradas a Cachoeira de Deus e a das Três Bacias.

Por fim de semana, a colônia chega a receber mais de três mil turistas. Número que costuma triplicar nos meses de inverno e em dias de grandes eventos, como o tradicional encontro de motos. A festa, que acontece sempre no mês de agosto, no campo do Clube Finlandês, já faz parte do calendário turístico da Região. O evento atrai gente do país inteiro, que chega em busca de boa comida, shows e exposições de motos, é claro. 

Encontro Anual de Motos, em Penedo.

Falando em música, a trilha sonora que aquece as noites de Penedo é variada. Jazz, blues, rock, pop rock, samba e chorinho. Opções para todos os gostos e públicos. O pôr do sol é a senha para o início das apresentações, que varam madrugada a dentro. Mais é bom o turista ficar atento. Na maioria dos bares é cobrado couver. Em outros é preciso pagar ingresso. Existe ainda uma terceira opção, como a oferecida pela pousada Pequena Suécia, onde é possível pagar um valor fechado para curtir as apresentações de jazz e ainda dormir num dos chalés do hotel – com café da manhã incluído. Uma boa alternativa para quem está dirigindo, mas não quer abrir mão de um bom vinho. Vale lembrar que as blitzes da Lei Seca acontecem com frequência no trevo de acesso a Penedo – principalmente nos fins de semana – e a multa para quem bebe e dirige é pesada.

Para conhecer a história 

Em Penedo existe um museu que permite ao visitante conhecer a história dos primeiros imigrantes que chegaram à região. O espaço, que funciona no tradicional Clube Finlandês, fica aberto aos sábados e domingos, das 10h às 15h. A entrada é de graça. No museu é possível conferir fotos, roupas, textos e objetos trazidos pelos primeiros finlandeses que desembarcaram em Penedo em 1929, liderados pelo agricultor e religioso Toivo Uuskallio. A ideia, que segundo ele surgiu através de um chamado Divino, era deixar o Norte da Europa em busca de uma vida simples, saudável e radicalmente natural. Uma colônia nos trópicos, baseada nos princípios do vegetarianismo e da auto subsistência. Com Toivo e a esposa, vieram 139 finlandeses, que arremataram 3,5 mil hectares da Fazenda Penedo e deram início à implantação da colônia.

Mas para embarcar para o Brasil não bastava apenas querer. Houve um processo de seleção rigoroso na Finlândia. Os candidatos responderam questionários com perguntas sobre hábitos e comportamentos. Além disso, os idealizadores da imigração davam preferência para quem não fumava nem bebia. No início, a principal atividade na colônia era o plantio de mudas de laranjeira. Pouco tempo depois surgiram as primeiras pensões para receber turistas, que chegavam atraídos pelo artesanato e a culinária típica finlandesa.

Atualmente, o Clube Finlandês (fundado em 1952) é o ponto de encontro dessas antigas tradições. Todo primeiro sábado do mês, o local recebe o Baile Finlandês, que reúne dançarinos profissionais e amadores em apresentações de valsas, polkas e mazurcas.  O baile também acontece em datas especiais, como no Pikkujoulu, o Pequeno Natal Finlandês, e no Vappu, que marca o fim do inverno na Finlândia e é comemorado como um carnaval, com máscaras e fantasias. Um dos pontos altos da noite é apresentação do Grupo Amigos da Dança Folclórica de Penedo, em finlandês Penedon Kansantanssin Ystävät ou PKY. 

Atual Museu Finlandês, foi construído em 1952, para ser o Clube Finlandês de Penedo.

Sauna Finlandesa

Outra tradição trazida pelos imigrantes foi a sauna, kyllä, em finlandês. A tradicional sauna finlandesa tem uma pilha de pedras quentes sobre as quais se joga água fria, gerando uma nuvem de vapor, que aquece, faz suar e limpa corpo e mente. Na Finlândia, o banho contava ainda com batidinhas de ramos de bétula pelo corpo, para estimular a circulação sanguínea. Em Penedo, os finlandeses substituíram a bétula pelo eucalipto. Dizem que surgiu daí o costume de colocar essência de eucalipto nas saunas. Até hoje algumas pousadas e casas de Penedo têm a tradicional sauna finlandesa.

A primeira sauna no Brasil, erguida em Penedo, pelos finlandeses que ali chegaram.

Que tal, ficou com vontade de conhecer mais a história de Penedo? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a organizar sua viagem!

Viaje Conosco

Rodoviário

Penedo R$190

Que tal um sábado animado! Num clima de inverno, degustando uma deliciosa Truta ou um saboroso chocolate, em Penedo. Passeio a Penedo - a Pequena Finlandia.
01 dia

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: