logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Barriga de Freira

Doçaria Conventual
9 mar

Barriga de Freira

História

Quando falamos de doces portugueses, devemos lembrar que base desses doces, são a utilização de gema, sendo descartada a clara?

Na verdade, a utilização da gema na gastronomia portuguesa, vem da grande produção de ovos no Séc. XV e XVI. As claras eram muito utilizadas como purificador de vinhos e engomar as roupas dos nobres e dos conventuais – Freiras e Monges.

Com a utilização da clara, a gema transformou-se em elemento culinário, unindo-o com o açúcar (da cana de açúcar), que começava a chegar a Europa, após as grandes navegações, esses dois elementos se transforam nos grandes doces portugueses.

O surgimento da Barriga de Freira, junto com outros doces portugueses, que inicialmente era produzido nos conventos oferecidos aos nobres, só e apresentado a população local e depois aos turistas em viagem pelo país, quando em 1834 são extintas as Ordem Religiosas e essas receitas são passadas para comerciantes locais.

BARRIGA DE FREIRA

A Barriga de Freira é um doce tradicional português à base de ovos que surgiu no século XV, como doce de luxo nos conventos (que pela origem também pode ser chamado de doce conventual). O doce representava o “grand finale” de uma refeição que na época era muito servida ao rei!

Várias receitas surgiram de conventos e mosteiros e felizmente a tradição é mantida, onde temos a oportunidade de conheceremos um novo patamar de textura com cobertura crocante por conta das amêndoas.

A cidade de Tentúgal, próximo a Coimbra e o local de grande produção e venda do Barriga de Freira. Além do Barriga de Freira, encontraremos nessa cidade o Pastel de Tentúgal.

Os doces portugueses são maravilhosos e merecem ser degustados. Abaixo descrevemos a receita, para que você possa preparar em casa e degustar.

Ingredientes

  • 250 gramas de açúcar
  • 1 litro e meio de água
  • 100 gramas de miolo de pão – usar como espécie de farinha
  • 6 ovos
  • 100 gramas de amêndoa em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • canela em pó para polvilhar

Modo de Preparação

  1. Coloque o açúcar e a água para numa panela e leve ao fogo até obter uma cor pérola.
  2. Numa tigela, bata os ovos, junte o miolo de pão ralado com a amêndoa em pó e mexa. Adicione depois a calda de açúcar, em fio e mexendo sempre.
  3. Depois, coloque a mistura anterior numa panela e leve para aquecer, adicionado a manteiga e mexendo sempre até engrossar.
  4. Tire do fogo e coloque a mistura numa tigela, deixe arrefecer e sirva polvilhado com canela em pó e decorado a gosto, ou então, em formato de pastéis como no vídeo acima.

 

E aí ficou bom?

Conte para nós através do nosso e-mail!!!

Viaje Conosco

Aéreo

Festas Portuguesas R$4138 R$3400

Conhecer as festas de Lisboa e Porto, mas também das várias cidades que estarão em nosso roteiro.
15 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: