logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Bauernfest

A Festa do Colono de Petrópolis
9 maio

Bauernfest

A Festa do Colono de Petrópolis

por Cícero Nogueira

A Festa do Colono de Petrópolis acontece todos os anos na cidade imperial. Principal evento da região, ela se chama Bauernfest. A edição de 2019 vai comemorar seu trigésimo aniversário.

Como parte fundamental da história de Petrópolis, os imigrantes alemães que chegaram à cidade ainda no século XIX e procuravam novas oportunidades, encontraram na cidade lugar ideal para viver, visto que o cenário europeu após as guerras napoleônicas era bastante catastrófico.

Uma vez já estabilizados no país, os imigrantes ajudaram a construir o local e desenvolver a cidade que conhecemos na atualidade. Em função disso, a sociedade adaptou-se às novas tradições, construiu novos hábitos e abriu espaço para a diversidade cultural que passou a ser parte de sua identidade.

Aqui, além de conhecer um pouco mais da história da Bauernfest, você vai saber quais são as principais atrações da festa e como chegar até lá.

Confira!

História da Bauernfest

Como começou

Tendo início no princípio da década de 1980, os descendentes europeus foram os responsáveis por iniciar as comemorações, resgatando a tradição e a memória da cultura germânica.

Os primeiros eventos ocorreram nas proximidades do Palácio de Cristal, um dos pontos mais visitados da cidade. Ali, realizavam danças típicas, homenageavam suas tradições folclóricas e o resgatavam a gastronomia alemã.

Com o passar dos anos, conforme os encontros foram ganhando repercussão e notoriedade, a cidade oficializou os festivais e transformou-os em uma referência nacional ligada à cultura alemã.

Por este motivo, a Bauernfest está entre os maiores festivais do país, responsável por atrair milhares de turistas no mês de junho, época em que ocorrem as comemorações.

Em suma, a Bauernfest é hoje considerada a maior festividade da região de Petrópolis, e a segunda maior festal alemão do Brasil, atrás da Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina.

Principais atrações

bauernfest-acontece-em-petropolis- Alex Tour Viagens

foto: Acontece em Petrópolis.

O festival apresenta danças folclóricas, corais, bandas tradicionais, como a Banda Musical Germânica de Blumenau, que disputam cerveja bebendo. Comidas salgadas típicas incluem salsichas coloniais, Sauerkraut, Wurstsalat, Sauerbraten e assim por diante.

A principal bebida é cerveja. Sobremesas e confeitaria incluem bolo de chocolate e da Floresta Negra

O atual formato do festival oferece diversas opções de entretenimento distribuídos em diversos núcleos de apresentação.

Atrações como dança, teatro, música típica, desfiles, concursos, gastronomia e bebidas especiais, estão entre os principais pontos da programação.

Além disso, há espaços exclusivos para o público infantil, fazendo deste um programa ideal para quem deseja visitar com toda a família.

Bauernfest - Alex Tour ViagensBauernfest 2019

Em 2019, o evento ocorrerá dos dias 14 a 30 de junho, ou seja, são mais de 15 dias para estar bem próximo à programação imperdível do festival. A única exceção será no dia 20 de junho, então feriado de Corpus Christ.

Em função de ser uma temporada em que as temperaturas estão naturalmente mais baixas, a região serrana também é um atrativo à parte para quem deseja descansar das altas temperaturas cariocas sem estar longe de casa.

Dessa forma, os amantes da cultura, história e gastronomia têm muito a explorar.

Bauernfest - Edgar-Pujol - Alex Tour Viagens

foto: Edgar Pujol

Como chegar a Petrópolis desde o Rio

O festival recebe milhares de visitantes de todo o país e até do estrangeiro. A maioria deles, parte do Rio de Janeiro. A capital fluminense está localizada a pouco mais de 65 quilômetros de Petrópolis.

Na hora de escolher o meio de transporte que te levará até a serra, lembre-se de que, por receber grande número de visitantes, deixar o carro em casa pode ser uma boa opção.

Saindo da Rodoviária Novo Rio

Ao escolher o transporte público, a Rodoviária Novo Rio oferece opções de ônibus com trajeto que dura aproximadamente 1h30 em dias de trânsito regular. Por ser alta temporada, recomendamos que as passagens sejam compradas com antecedência.

Viajando de carro

Já para quem vai de carro via Rio de Janeiro a opção para chegar à região serrana é via BR-040. Lembrando que há pedágio nas estradas, portanto, em alta temporada as filas costumam ser maiores e o tempo de espera é maior.

Seja qual for a forma que te levará à Petrópolis, saiba que a cidade Imperial, famosa por ter sido uma das cidades escolhidas pela família real portuguesa, oferece também diversas outras histórias para atrações para conhecer. Além disso, este é destino que se torna ainda mais prazeroso por estar próximo de casa.

Que tal, ficou curioso? Deu vontade de participar dessa festa que reverencia a cultura alemã em Petrópolis? Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo a organizar essa viagem!

Viaje Conosco

Bauenrfest
Conhecida como Cidade Imperial, curiosamente este título não acompanha seu desenvolvimento desde os primórdios da fundação. Só na penúltima década de nosso século a cidade pode ostentar oficialmente esta justa honraria.
3 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: