logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Casa do Padre Toledo

Tiradentes - MG
8 jun

Casa do Padre Toledo

por Alex Brando

Esta casa pertenceu ao Padre Carlos de Toledo Melo, um dos cabeças da conspiração denominada Inconfidência Mineira. Sua construção certamente é de meados do Séc. XVIII. Destaca-se das edificações urbanas dos setecentos brasileiros, de Minas e da própria Tiradentes, pelo apuro e pela decoração interior.

Marco arquitetônico do período de exploração mineral na então Vila de São José del-Rei, antiga Comarca do Rio das Mortes, a edificação abriga limiares de espaços e tempos diversos de grande importância na vida social, política e cultural. Até 1789 a casa atraiu as atenções da região, quando nela residiu, por 12 anos, o Padre Toledo, senhor de grandes posses e um dos mais ativos personagens da Inconfidência Mineira. A presença do pároco marcou este solar que testemunhou reuniões e encontros entre várias figuras ilustres do período.

Rara Imagem da Casa de Padre Toledo, ainda na década de 40, antes de sua primeira restauração.

É uma construção térrea, com as paredes externas e as estruturas feitas de moledo (blocos de pedra em decomposição, cujas jazidas existem em grande quantidade na região). As outras paredes, de vedação, são de taipa de mão.

A casa localiza-se ao longo do alinhamento do logradouro, para o qual se volta a fachada principal, demarcada por duas pilastras de cantaria e encimada pela cimalha que apoia o beiral do telhado. De cantaria são também as guarnições das janelas, que, espaçadamente, formam sequência na fachada. Essas guarnições têm detalhes que muito enriquecem o prédio. Ao final dessa frontaria, após a pilastra de contaria, existe um sobrado mais recente com um cunhal de massa e o telhado com beiral de cachorros. Na fachada perpendicular ao logradouro, com tratamento semelhante ao da principal.

Fachada principal da Casa do Padre Toledo.

Internamente, o vestíbulo se liga a um corredor que atravessa toda a casa. Para ele, abre-se, pela esquerda, um conjunto de salas voltadas para o logradouro; pelo outro lado, chega-se aos quartos e à sala de jantar. Nas salas, as paredes terminam em sancas com perfis requintados, e os tetos são tratados com artesoados montando painéis revestidos por pinturas que representam temas diversos, em uma das salas, figuras mostrando os cinco sentidos, na sala de jantar, painéis com conjunto de frutas.

Tetos dos 5 sentidos, uma das salas da Casa do Padre Toledo.

A presença de tetos com painéis e pinturas é fato raro no acervo residencial brasileiro, em especial mineiro. Existem alguns bons exemplos na casa à rua Tiradentes, 36, em Diamantina; na denominada Casa Azul, à rua Pedro II em Sabará; e na própria Rua Padre Toledo, em Tiradentes, a poucos metros da atual edificação.

No entanto, a presença de cinco ambientes tratados com pinturas no teto constitui caso único e, tendo em vista ainda a qualidades dessas pinturas, a Casa do Padre Toledo torna-se um monumento excepcional da arquitetura civil brasileira. Nos fundos da casa, uma ampla área livre se estende por dezenas de metros; nela, outrora teriam existido construções para senzala e depósito.

Entrada principal da Casa do Padre Toledo.

Na casa funciona hoje, o Museu de Tiradentes, responsabilidade da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, que, com o apoio de organismo bancários e industriais, promoveu ampla restauração desse imóvel histórico.

A Casa, e separada da Igreja de São João Evangelista pelo Beco das Almas.

O Beco das Almas

Viaje Conosco

Rodoviário

Tiradentes R$1500

A mais bela Cidade Histórica de Minas Gerais.
4 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: