logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Chalet Tavares Guerra

Petrópois - RJ
2 maio

Chalet Tavares Guerra

A Mansão Tavares Guerra está situada em amplo terreno de frente para a Avenida Ipiranga, antiga Rua Joinville, e de fundos para a Companhia Imobiliária Petropolitana no centro histórico de Petrópolis. A região foi também designada como Quarteirão Francês, segundo divisão territorial da planta urbanística de Petrópolis modificada por Otto Reimarus em 1854.

A edificação localiza-se em uma área mais elevada do parque, que é contornado por um caminho de terra circular partindo do portão principal. O extenso jardim à inglesa, de gosto pitoresco e traçado irregular, tem projeto original atribuído a Auguste Glaziou, com vegetação variada, lago e chafariz. O parque conta ainda com uma segunda construção anexa à casa principal, cuja função original era a de cavalariça. As cocheiras construídas para acomodar os cavalos da família apresentam tipologia e ornamentação semelhantes às da casa principal.

A Mansão Tavares Guerra é um chalé eclético em estilo vitoriano, cuja construção de cal e tijolos exibe fachadas de configuração assimétrica, composição em três pavimentos e porão alto. Grande parte do material utilizado na construção foi importada da Europa. A planta de recorte irregular nos três pavimentos divide a edificação em três blocos distintos que compõem as quatro fachadas.

A cobertura de telhas e com inclinação dupla apresenta janelas de lucarna nas fachadas principal e laterais, é ornamentada com cresteria e outros elementos decorativos como pináculos metálicos pontuando as quinas do telhado. O uso extensivo de detalhes arquitetônicos em madeira como balcões, marquises e beirais conferem ao chalet atributos característicos da casa de campo romântica.

A fachada principal é composta de dois torreões com configuração arquitetônica distinta, com telhado em quina e beiral com treliça de madeira. No segundo e terceiro pavimentos, as janelas duplas são acompanhadas de balcões com tipologias diferenciadas; enquanto no primeiro pavimento o torreão direito apresenta janela tripla proeminente. O estreito corpo central, que se constitui somente até o segundo pavimento, abriga no térreo o pórtico principal elevado por escadaria de lanço único. O arco da entrada sustentado por colunas compósitas confere um toque clássico à fachada.

Na altura do primeiro pavimento, a fachada lateral esquerda apresenta corpo avançado de área quadrangular com platibanda substituindo a cobertura telhada.  A sequência de seis janelas envidraçadas confere ao espaço a aparência de jardim de inverno. Outro detalhe a ser destacado é a pequena torre de telhado cônico que se eleva até a altura do terceiro pavimento. Nesta fachada, a janela da lucarna possui características neogóticas, já que se situa na área da capela.

Na face lateral direita a construção, embora mais retilínea, avança para o exterior no primeiro pavimento por um alpendre sustentado por colunas clássicas. Esta entrada lateral é feita através de uma porte-cochère guarnecida de balaustrada. No segundo pavimento, a arquitetura assimétrica se define pela varanda fechada com série de janelas formando uma arcada envidraçada. Este espaço, projetado para fora do bloco principal, sobrepõe-se à galeria contígua ao alpendre da entrada

Ostentando uma arquitetura mais despojada, a casa possui diferentes conjuntos de janelas, todas rematadas com caixilhos planos. Os beirais e os balcões de madeira são sustentados por modilhões, e um friso decorado com padrão geométrico percorre todo o edifício, destacando o terceiro pavimento. Na entrada principal, a porta dupla possui almofadas com vitrais ornamentados e maçanetas de bronze. A construção anexa que abrigava a cavalariça possui o primeiro relógio de torre da cidade de Petrópolis.

vidros transparentes (originalmente, consistiam em cristais “bisotados” importados da Bélgica).

Atualmente é administrado pela Prefeitura de Petrópolis, sendo utilizado para diversas exposições promovidas pela Prefeitura ou por iniciativa particular.

Viaje Conosco

Bauenrfest
Conhecida como Cidade Imperial, curiosamente este título não acompanha seu desenvolvimento desde os primórdios da fundação. Só na penúltima década de nosso século a cidade pode ostentar oficialmente esta justa honraria.
3 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: