
Chalet Tavares Guerra
A Mansão Tavares Guerra está situada em amplo terreno de frente para a Avenida Ipiranga, antiga Rua Joinville, e de fundos para a Companhia Imobiliária Petropolitana no centro histórico de Petrópolis. A região foi também designada como Quarteirão Francês, segundo divisão territorial da planta urbanística de Petrópolis modificada por Otto Reimarus em 1854.
A edificação localiza-se em uma área mais elevada do parque, que é contornado por um caminho de terra circular partindo do portão principal. O extenso jardim à inglesa, de gosto pitoresco e traçado irregular, tem projeto original atribuído a Auguste Glaziou, com vegetação variada, lago e chafariz. O parque conta ainda com uma segunda construção anexa à casa principal, cuja função original era a de cavalariça. As cocheiras construídas para acomodar os cavalos da família apresentam tipologia e ornamentação semelhantes às da casa principal.
A Mansão Tavares Guerra é um chalé eclético em estilo vitoriano, cuja construção de cal e tijolos exibe fachadas de configuração assimétrica, composição em três pavimentos e porão alto. Grande parte do material utilizado na construção foi importada da Europa. A planta de recorte irregular nos três pavimentos divide a edificação em três blocos distintos que compõem as quatro fachadas.
A cobertura de telhas e com inclinação dupla apresenta janelas de lucarna nas fachadas principal e laterais, é ornamentada com cresteria e outros elementos decorativos como pináculos metálicos pontuando as quinas do telhado. O uso extensivo de detalhes arquitetônicos em madeira como balcões, marquises e beirais conferem ao chalet atributos característicos da casa de campo romântica.
A fachada principal é composta de dois torreões com configuração arquitetônica distinta, com telhado em quina e beiral com treliça de madeira. No segundo e terceiro pavimentos, as janelas duplas são acompanhadas de balcões com tipologias diferenciadas; enquanto no primeiro pavimento o torreão direito apresenta janela tripla proeminente. O estreito corpo central, que se constitui somente até o segundo pavimento, abriga no térreo o pórtico principal elevado por escadaria de lanço único. O arco da entrada sustentado por colunas compósitas confere um toque clássico à fachada.
Na altura do primeiro pavimento, a fachada lateral esquerda apresenta corpo avançado de área quadrangular com platibanda substituindo a cobertura telhada. A sequência de seis janelas envidraçadas confere ao espaço a aparência de jardim de inverno. Outro detalhe a ser destacado é a pequena torre de telhado cônico que se eleva até a altura do terceiro pavimento. Nesta fachada, a janela da lucarna possui características neogóticas, já que se situa na área da capela.
Na face lateral direita a construção, embora mais retilínea, avança para o exterior no primeiro pavimento por um alpendre sustentado por colunas clássicas. Esta entrada lateral é feita através de uma porte-cochère guarnecida de balaustrada. No segundo pavimento, a arquitetura assimétrica se define pela varanda fechada com série de janelas formando uma arcada envidraçada. Este espaço, projetado para fora do bloco principal, sobrepõe-se à galeria contígua ao alpendre da entrada
Ostentando uma arquitetura mais despojada, a casa possui diferentes conjuntos de janelas, todas rematadas com caixilhos planos. Os beirais e os balcões de madeira são sustentados por modilhões, e um friso decorado com padrão geométrico percorre todo o edifício, destacando o terceiro pavimento. Na entrada principal, a porta dupla possui almofadas com vitrais ornamentados e maçanetas de bronze. A construção anexa que abrigava a cavalariça possui o primeiro relógio de torre da cidade de Petrópolis.
vidros transparentes (originalmente, consistiam em cristais “bisotados” importados da Bélgica).
Atualmente é administrado pela Prefeitura de Petrópolis, sendo utilizado para diversas exposições promovidas pela Prefeitura ou por iniciativa particular.