logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Colônia del Sacramento

Uruguai
1 jul

Colônia del Sacramento

por Cícero Nogueira

Refúgio de muitos turistas que buscam por tranquilidade, Colonia del Sacramento é um dos destinos mais procurados do Uruguai.

Mas essa pequena cidade nem sempre esteve entre os mais calmos do país. Após ser fundada pelo governo português que exercia domínio sobre o Rio de Janeiro,  ainda no século XIX, Colonia foi um destino que vivenciou momentos dramáticos.

Nesse contexto, pertenceu à dominação portuguesa e posteriormente passou a ser dominada pelos espanhóis, transformando-se em um lugar símbolo de resistência durante as sangrentas explorações europeias na América do Sul.

Continue lendo para saber o básico da história de Colonia del Sacramento!

Colonia de Sacramento e seus caminhos.

Fundação de Colonia del Sacramento

Fundada por questões geográficas estratégicas, em um período histórico em que a proximidade ao rio da Prata era de grande importância, a cidade também era considerada especial por proximidades agrícolas muito produtivas.

Além disso, não estava distante das famosas minas encontradas nos países vizinhos.

Cidade do ouro

Na corrida pelo ouro, a guerra de sucessão espanhola acabou dando um outro destino a Colonia que tinha potencial para estar entre uma das mais desenvolvidas do Uruguai.

Por ter sido destruída pelos espanhóis e reconstruída pelos portugueses, o desenvolvimento da cidade ficou comprometido, enquanto isso Buenos Aires fortalecia-se.

Outros momentos complicados ocorreram em meados de 1811, quando Brasil e Portugal viviam conflitos em relação à independência. E em seguida, por volta de 1840, quando a cidade se torna novamente palco de disputas — desta vez entre Uruguai e Argentina, ficando bastante fragilizada.

Características peculiares

Em função das dominações europeias que exploravam o território, Colonia del Sacramento traz em sua arquitetura referências que remetem aos reinos que exploravam a região.

Desta forma, após momentos turbulentos na história, atualmente, os azulejos portugueses convivem de forma harmoniosa com as memórias espanholas registradas nos muros pela cidade afora.

Durante todo o período histórico, a cidade passou pelas mãos de Portugal e Espanha, tendo muitos de seus monumentos destruídos neste percurso. Entretanto, o que foi preservado, até os dias de hoje, ainda tem muito a contar.

Memórias preservadas

Farol da cidade

Como forma de preservação da cultura local, a cidade atualmente exibe as memórias de seu passado.

Isso pode ser visto em algumas edificações, tais como o Farol que data de 1857 juntamente à Rua dos Suspiros, com vista panorâmica sobre o mar.

Farol da Colonia del Sacramento.

Portão da Cidadela

Uma das principais atrações de Colonia del Sacramento é o Portão da Cidadela. Ele está presente na principal praça da cidade, sendo possível admirar bem de perto a construção histórica que originalmente era uma das principais formas de proteção local.

Portão da Cidadela, erguido como proteção e controle de acesso a cidade colonial.

Basílica de Santíssimo Sacramento

Presente na praça central, a basílica é uma construção de 1680 e uma das únicas construções que não foram destruídas durante as dominações europeias.

Portanto, preserva identidade da arquitetura e sem dúvidas é um dos pontos altos na visita a esta cidade que por diversas vezes renasceu das cinzas.

Como chegar a Colonia del Sacramento

Para conferir a história e conhecer de perto tudo o que nós pontuamos neste texto, saindo de Montevidéu, o trajeto pode ser feito em ônibus por aproximadamente 2h30.

Os ônibus saem da Rodoviária Tres Cruces diariamente até o destino.

A partir de Buenos Aires, a melhor opção é por barco. Com duração de até 3h de viagem, empresas como Buquebus e Colonia Express saem na frente na questão de custo benefício e tempo de viagem.

Que tal, ficou com vontade de conhecer mais a história de Colonia del Sacramento? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a organizar sua viagem!

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: