
Fazenda do Paraízo, um lugar além do tempo
Centenária, a fazenda que ambientou o convento da novela da TV Globo se mantém preservada e com todo o charme do ciclo do café.
por Cicero Nogueira
Imagine uma fazenda com mais de 100 anos que ainda se mantém produtiva. Tudo bem, não é difícil de imaginar. Agora, imagine uma fazenda com mais de 100 anos e que ainda preserva suas características originas. Esta é a Fazenda do Paraízo (assim mesmo, com Z), situada em Rio das Flores, a 170 Km da cidadade do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais.
Foi nesta fazenda que a TV Globo gravou boa parte da primeira fase da novela Além do Tempo, um grande sucesso de 2015, que se passa durante o Brasil Imperial, ou seja, no século XIX. A escolha da fazenda para ambientar o convento, onde a personagem de Aline Moraes vive seus grandes conflitos, se deu justamente pela conservação do local: ao entrar pela aleia de palmeiras imperiais, o visitante se sente voltando no tempo e, com um pouco de imaginação, pode até visualizar a época em que o café era o “ouro negro” brasileiro.

Cena de Além do Tempo/TV Globo — reprodução.

Sede da Fazenda do Paraízo/Divulgação.
A preservação da história no ‘Vale do Café’

Engenho de beneficiamento de café — Fazenda do Paraízo/Divulgação.
Erguida pelo Visconde de Rio Preto entre 1845 e 1853, a Fazenda do Paraízo teve grande importância na produção do café que era exportado para o mundo na época. Nela foi construído o primeiro grande engenho brasileiro de beneficiamento do grão, com um equipamento trazido da Inglaterra.
Administrada pelo casal Simone e Paulo Roberto Belfor — bisneto do homem que comprou a casa do visconde por volta de 1912 — , hoje a Fazenda do Paraízo não produz mais café, migrou para a produção de gado de corte e leite. Fotografias? Só da porta para fora! Os proprietários não permitem registros internos da casa, para preservar as pinturas dos flashs e também para manter a aura de mistério do lugar.

No casarão de 2.200m², o visitante percebe a conservação das pinturas artísticas originais, o mobiliários luxuoso, os detalhes da arquitetura com poucas intervenções (discretas instalações para energia elétrica), a separação dos 58 cômodos conforme os costumes do século XIX… As paredes são revestidas com pinturas artísticas que mesclam as técnicas Faux-Marbre e Trompe-L’oeil; lustres de cristais disputam a atenção com esculturas e outros adornos sesquicentenários.
A Fazenda do Paraízo é mesmo coisa de novela!
Conheça a Fazenda do Paraízo com a Alex Tour Viagens
Você também pode voltar ao século XIX. Bastar adquirir o pacote Vassouras + Fazenda do Paraízo que a Alex Tour preparou para você. Nós nos encarregamos de te levar até lá com conforto e segurança, para que você também tenha um gostinho de como era a vida nos tempos em que o café era o maior símbolo da riqueza brasileira.