logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Conhecendo Nova Friburgo

Patrimônio Cultural
25 maio

Conhecendo Nova Friburgo

por William Bittar

A região de Nova Friburgo apresenta uma conjugação do patrimônio natural e construído que revela a conjugação do homem com a natureza exuberante.

Rios, cachoeiras, como Véu da Noiva, córregos, montanhas, entrecortados por trilhas, além do núcleo urbano, já muito modificado em relação à sua concepção original. Entre os diversos exemplares, podem ser citados:

Praça Getúlio Vargas

O conjunto arquitetônico e paisagístico da praça Getúlio Vargas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN). Construída em 1881, o projeto da praça foi atribuído ao paisagista Auguste Marie François Glaziou, o mesmo idealizador do Passeio Público e do Campo de Santana, ambos na capital.

A praça possui eucaliptos, fonte luminosa, coreto, canteiros floridos e árvores plantadas simetricamente. Em suas alamedas encontram-se diversos monumentos e, ao seu redor, estão o prédio do antigo fórum, a casa do Barão de Nova Friburgo, a Casa de Cultura e sede da Oficina- Escola de Artes, além dos sobrados que retratam a importância econômica e social de Nova Friburgo nos séculos 19 e 20.

Praça Getúlio Vargas, localizado no centro de Nova Friburgo.

Catedral de São João Batista

Catedral Metropolitana foi erguida em 1869 e dedicada a São João Batista, padroeiro da cidade. A invocação ao santo também é uma homenagem a dom João VI, por ter autorizado a vinda dos primeiros suíços à Nova Friburgo, iniciando a colonização da cidade.

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1988, a igreja é conhecida como a Catedral Inclinada. O prédio apresenta leve propensão para o lado esquerdo devido ao recalque diferencial decorrente das condições do terreno argiloso, mas se encontra estável. Praça dr. Derval Barbosa Moreira

Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo.

Sanatório Naval de Nova Friburgo

O Sanatório Naval de Nova Friburgo foi tombado como patrimônio material pelo INEPAC em 1988. O magnífico chalé de 1890 foi erguido para ser a casa de caça do Conde de Nova Friburgo. Em 1910, foi adquirida pela Marinha para internação dos doentes com beribéri.  Hoje abriga a Colônia de Férias de Oficiais e a Casa do Velho Marinheiro. Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes, Nova Friburgo – Rio de Janeiro.

Sanatório Naval de Nova Friburgo.

Colégio Anchieta

O prédio foi construído entre 1879 e 1887, em estilo eclético classicizante. O Colégio foi fundado pelos padres jesuítas em 1886. Possui mais de 400 janelas externas, 150 portas internas e dez entradas. O jardim do pátio interno abriga o monumento Virgem Maria Imaculada e dois chafarizes. Foi tombado pelo INEPAC em 1978. Rua General Osório, 18

Colégio Anchieta, em Nova Friburgo.

Capela de Santo Antônio, Praça dos Suspiros e Teleférico

Pequena igreja construída em 1884 e praticamente destruída em 2011 por uma avalanche decorrente de chuvas torrenciais no morro do teleférico.

A capelinha, de inspiração neoclássica, tombada em 1988 pelo INEPAC, foi erguida por ordem do maestro Samuel Antônio dos Santos, da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense.

Capela de Santo Antonio, Praça dos Suspiros e Teleféricos.

A torre sineira, projetada pelo arquiteto modernista Lúcio Costa, foi acrescentada em 1948.

A sua frente encontra-se a Praça do Suspiro, ponto de encontro de moradores e turistas, que embarcam no Teleférico que liga a Praça ate o Morro da Cruz. 

Inaugurado em 1975, o teleférico funcionou ate 2011, quando chuvas torrenciais desabaram sobre a cidade, causando deslizamentos de terra, que danificaram a Igreja, a praça e o teleférico.

Depois de 3 anos fechado, o teleférico voltou a funcionar em 2014 Atendendo aos turistas e a população local.

Em 2011, a cidade sobre com fortes chuvas e os deslizamentos provocaram danos a Capela e o seu entorno.

Antiga Estação Ferroviária de Nova Friburgo – Prefeitura Municipal

A edificação novecentista de estilo neocolonial, tombada pelo INEPAC em 1988, foi construída para abrigar a estação ferroviária da Leopoldina Railway. Está localizada em uma das mais importantes artérias da cidade. Desativado o ramal da estrada de ferro, a estação ficou abandonada até ser restaurada para servir de sede à administração municipal. Endereço: Avenida Alberto Braune – Centro Nova Friburgo – RJ

Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, antiga estação Ferroviária de Nova Friburgo – Ramal de Cantagalo.

Park Hotel

Notável exemplar de arquitetura moderna brasileira, foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, em 1944, para abrigar provisoriamente clientes interessados em adquirir terrenos na região do Parque São Clemente, negociados pela Família Guinle.

Park Hotel Nova Friburgo – Projeto do Arquiteto Lúcio Costa.

Foi construído com materiais locais, como pedra e eucalipto, tornando-se um verdadeiro marco pioneiro de uma arquitetura sustentável, dialogando com a paisagem e utilizando recursos econômicos reduzidos.

Park Hotel Nova Friburgo, projeto do Arquiteto Lúcio Costa.

Ao final do século XX o edifício começou a apresentar desgastes, afetando todo o conjunto. Após as fortes chuvas de 2003, o hotel fechou as portas e aguarda iniciativas para sua restauração. Alameda Marquês de Barbacena, 335 – Parque São Clemente.

Parque São Clemente

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) em 1985, o Parque São Clemente foi construído para ser a residência de Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, considerado o quarto homem mais rico do Brasil no período imperial, durante a segunda metade do século XIX. Em 1885, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II com um suntuoso baile veneziano realizado em seus jardins, atribuídos a Glaziou. O Parque está sob os cuidados do Country Club Nova Friburgo, é aberto ao público e possui área privada para associados. Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Olaria Nova Friburgo – RJ- Telefone: (022) 2522-9552.

Parque São Clemente, hoje pertence ao Country Club de Nova Friburgo.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Cidade de Nova Friburgo? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Rodoviário

Nova Friburgo R$180 R$152

A atual cidade de Nova Friburgo foi berço do primeiro movimento migratório organizado de europeus não-portugueses para o Brasil. A vinda de imigrantes suíços para a Fazenda do Morro Queimado, distrito de Cantagalo, em 1819, abriu precedente imediato para a vinda de alemães, espanhóis, italianos e outros povos europeus, na segunda metade do século XIX.
01 dia

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: