logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Curitiba

Jardim Botânico
6 maio

Curitiba

Como e por que conhecer e visitar a capital do Paraná

por Cícero Nogueira

Com quase 2 milhões de habitantes, Curitiba, a capital do Paraná, é uma das metrópoles mais cobiçadas do Brasil.

Visitá-la é aproveitar inúmeras atrações de uma das cidades com mais altos índices de desenvolvimento humano — 0,823, considerado “muito alto” pelo IBGE.  

Seja por turismo ou a negócios, ir a Curitiba é garantia de uma excelente experiência.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco da história de Curitiba e também ter uma noção geral do que vai encontrar por lá.

Confira!

Curitiba tem história para contar

Curitiba 1 - Alex Tour ViagensFundada pouco antes de 1700, a cidade que era chamada Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Ela abrigava descendentes das expedições portuguesas, negros e índios.

Passou a se chamar Curitiba em 1849, período em que chegaram imigrantes de diversas partes do mundo, com destaque para asiáticos e europeus que colaboraram para construí-la.

Há muitas versões para a origem da palavra Curitiba. Uma das mais aceitas dá conta de que é um termo derivado da língua tupi “Ku’ri”. Ele que significa “pinheiro” + “tuba”, um sufixo coletivo que tem como significado “pinho, pinhal”. Assim, o termo poderia ser traduzido para algo como “muitos pinheiros” ou “terra de muitos pinheiros”. Por pinheiros, leia-se as araucárias presentes em toda a região sul do Brasil.

Ainda hoje, é possível encontrar muitas memórias deste período histórico espalhadas pela cidade.

São mais de 326 anos de história.

E Curitiba é reconhecida por uma série de conquistas em comparação a outros destinos do Brasil. Possui excelência em infraestrutura e inovação da mobilidade urbana, ressaltando a eficácia do modelo de transporte público, inspiração para várias outras grandes cidades mundo afora.

Os curitibanos são mais bem-humorados do que parecem

O crescente número de imigrantes vindos de diversos países durante o século XIX transformou Curitiba numa cidade com a cara do mundo.

Dentre os diversas origens que ajudaram a construir a identidade local, destacam-se Ucrânia, Polônia e Itália.

E por falar em população, a cidade é carinhosamente conhecida como “Cidade Sorriso”, um dos muitos títulos que carrega.

Mas, afinal, como é o povo curitibano?

Solícitos e muito educados, muitos tendem a dizer que a cidade abriga pessoas mais sérias, reservadas. Nada que dure mais de cinco minutos de conversa. Os curitibanos podem até ser um pouco mais reservados, mas logo é possível notar neles um inteligente senso de humor.

Curitiba é uma cidade verde

curitiba cidade verde - alex tour viagensComo já adiantamos, a araucária, típica árvores encontrada na região sul do Brasil, é um dos símbolos marcantes da paisagem curitibana.

Com inúmeros parques e bosques disponíveis para visitação, a capital paranaense foi considerada uma das cidades mais verdes do mundo, ou seja. Só por isso já é interessante visitá-la. Mas, em termos de paisagem e natureza, tem mais.

Por ser a cidade mais sustentável da América Latina, Curitiba está à frente de muitas metrópoles de países desenvolvidos. Frequentemente ela é citada em reportagens e estudos internacionais sobre o tema.

Tal reconhecimento foi obtido por pesquisas que consideram inúmeros quesitos. Da qualidade do ar à energia limpa e sustentável, passando por esforços visíveis de reciclagem e proteção ambiental.

Ser uma cidade verde contribui muito para a qualidade de vida dos curitibanos. E isso é muito visível para quem a visita.

O estilo de vida curitibano

Eclético e muito bem resolvido, o estilo de vida do curitibano passa por muitas programações culturais.

Não é difícil encontrar museus ou teatros com grandes filas aguardando pelo início dos espetáculos.

Muitos festivais de teatro também passam pela cidade, não faltando opções que atendam a todas as preferências.

A gastronomia de Curitiba

As feiras da cidade são ótimas oportunidades para estar imerso nas tradições locais.

Comidas típicas como o famoso bolinho de aipim com carne seca, pão com bolinho e cachorro-quente, são excelentes pedidas.

As cafeterias espalhadas por todos os bairros também estão entre os pontos de parada obrigatórios.

Massas e carnes são muito famosas na cidade. Quem vai visitá-la não deveria deixar de conhecer uma entre as inúmeras churrascarias. Quem não come carne também não passa fome. Como uma metrópole moderna e antenada, Curitiba também oferece opções veganas e vegetarianas, principalmente no centro e em bairros nobres.

Você precisa visitar Curitiba

Curitiba - Alex Tour ViagensNeste texto, a gente não quis entrar propriamente nas atrações turísticas de Curitiba. Isso vai ser feito em outros artigos aqui do blog — acompanhe.

A ideia é mesmo fazer uma apresentação geral, mostrando que a cidade é bastante convidativa. E tem muita coisa para se fazer lá.

Não importa se você vai com a família, se quer fazer um tour cultural, se quer aproveitar a noite… ou se quer fazer tudo isso junto. Curitiba é uma metrópole viva e pulsante. Você vai gostar.

E atenção: não importa a época do ano, esteja em companhia de um bom casaco. O clima local tende a ser sempre fresquinho na primavera e em determinadas horas dos dias de verão; e é bastante gelado no inverno. Leve também muita disposição para explorar e se encantar com a capital dos paranaenses.

Que tal, você sentiu vontade de visitar Curitiba? Faça contato conosco e continue acompanhando nossas publicações!

Viaje Conosco

Aéreo

Curitba R$0 R$0

Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural até hoje permanente.
04

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: