
Estação Ferroviária de Juiz de Fora
O primeiro edifício a ser construído para abrigar a estação, em 1875, era uma construção de madeira bastante precária que logo foi substituída. A estação de médio porte ganhou importância no final do Séc. XIX, quando passou a ser de 1º classe, sendo substituída no início do séc. XX. Apresentava um torreão central, que contrastava com a aparência rustica do corpo da edificação.
As fachadas tinham tratamento simples com argamassa, sem muitos detalhes estilísticos, apenas a marcação de um barrado e das colunas e uma cimalha circundado o edifício na altura da estrutura do telhado. Este possuía duas águas, estilo arquitetônico muito adotado nas estações ferroviárias inglesas de médio porte. Os beirais se alongavam cobrindo o edifício principal e a plataforma de embarque e desembarque.
Em 1902, foi construído a atual estação. A estrutura física se diferenciava pela presença de um corpo proeminente da fachada, onde se mar cava a entrada através de três pórticos principais, coberto com uma cúpula de metal. Apresentava uma torre com relógio, elemento simbólico muito utilizado nas estações e que conferia ao edifício uma referência a mais na paisagem.
A cidade já existia desde o Séc. XVIII, a estrada de rodagem União e Industria, que ligava a Corte do Império a Petrópolis e depois a Juiz de Fora, hoje a ferrovia realizava essa ligação de forma mais rápida.
Levando o crescimento a cidade, devemos lembrar que com a ligação ferroviária, Juiz de Fora ficou mais próximo da Capital Federal do que da capital Belo Horizonte.
Até 1996, a cidade foi ponto de parada do trem de passageiros que ligava o Rio de Janeiro ate Belo Horizonte. Nesse ano, circula o ultimo Xangai. A estação passar a ser ponto de apoio para a MRS, transformando a linha em transporte de mineiro e a estação perdendo função de passageiros.
A frente dessa estação, encontrava-se a linha da Estrada de Ferro Leopoldina, que funcionou ate 1974, quando foi desativada o Ramal de Juiz de fora que ligava a cidade ate Caratinga, na região Leste de Minas.
Hoje essa antiga Estação Ferroviária e o Museu Ferroviário de Juiz de Fora.
Fonte:. http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/juizfora.htm