logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Farol Santander

São Paulo - SP
15 maio

Farol Santander

O “Prédio do Banespa” – Conheça O Edifício Altino Arantes

Uma das atrações da cidade de São Paulo o “Prédio do Banespa”, cujo nome original é Edifício Altino Arantes (nome recebido na década de 80 e que se mantém até hoje).

Construído a partir de 1939, o prédio está localizado no centro da cidade, próximo às ruas que, no passado, formavam o centro bancário do município: São Bento, XV de Novembro e Direita. Escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo – BANESPA, o prédio demorou oito anos para ser finalizado. Foi Adhemar de Barros, como governador eleito que, em 27 de junho de 1947, celebrou sua inauguração.

Nessa foto da década de 40, podemos ver os dois edifícios mais altos de São Paulo – o atual Farol Santander e o Ed. Martinelli.

Situado no ponto alto do centro velho, o primeiro projeto para sua construção foi desenvolvido por Plínio Botelho do Amaral. Mas ele seria modificado e a inspiração de sua arquitetura veio do famoso Empire State Building, em Nova York. Com 161,22 metros de altura, seus 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, foi considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo.

Por quase 20 anos foi o mais alto da cidade, identificado facilmente pelo seu logotipo luminoso, mas o que garante ainda mais o seu sucesso é a torre. Sua altitude proporciona perspectivas impressionantes.

Nos anos 70, o edifício ganhou sua tão famosa cinta de alumínio em volta da torre, onde foi alocado o logotipo do Banco Banespa. Foi também nessa época que ganhou a bandeira do estado de São Paulo no topo, sendo trocada frequentemente devido aos fortes ventos que assolam o topo do edifício.

Do alto do mirante, o raio de visão é de 360º e atinge 40 Km. De lá é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do centro. O lugar é visitado mensalmente por cerca de 5 mil pessoas, sendo possível ver outros marcos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, e até mesmo os edifícios Itália, Copan e Hilton.

A Catedral da Sé, vista do varanda panorâmica do Farol Santander.

No final dos anos 1970 a torre ganhou em volta de sua base uma cinta de alumínio, aonde foi fixado o logotipo do banco. E no topo de edifício encontra-se uma bandeira do estado de São Paulo medindo 7,20 metros de largura por 5,40 de altura, sendo trocada mensalmente por conta do desgaste provocado pelos fortes ventos àquela altura.

O fascínio já começa pelo saguão, com o belíssimo lustre de cristal, que chegou ao edifício no ano de 1988. Com um estilo decô-eclético, ele possui 13 metros de altura, 10 mil peças de cristal e 1,5 tonelada, feito no formato do edifício.

A linda luminária Art Deco, do hall do Edifício do Altino Arantes.

O prédio foi privatizado em 2000 pelo grupo Santander-Banespa. A partir daí passou a abrigar um museu onde estão reunidos mais de 2 mil objetos que fazem parte da história de quase 100 anos de existência iniciados com cultura cafeeira do Brasil e que originou ali o Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo.

Em 2011 o edifício Altino Arantes foi tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo. A resolução do Condephaat (órgão do patrimônio histórico) preserva integralmente fachada e terraço do edifício, além de cinco pisos do empreendimento.

No fim do mês de junho do ano de 2015 o edifício foi fechado para visitação do público em geral, alegando-se para isto a realização de reformas, e, segundo notícia veiculada pelo Jornal Metro News no dia 28 de julho de 2015, o edifício poderá não mais voltar a ser aberto ao público ainda que não tenham sido revelados possíveis motivos para essa mudança.

Farol Santander

O térreo, acessado pela Rua João Brícola, 24, conta com o hall de entrada, onde os visitantes podem admirar a decoração art decó, o pé direito de 16 metros e um lustre de 13 metros e uma tonelada instalado em 1988.

No 2º andar há um túnel onde vários painéis gigantes exibem um vídeo sobre a história do prédio e da cidade de São Paulo.

No 3º andar serão reproduzidos os guichês de banco e as salas de atendimento ao público. Através de totens, é possível simular a abertura de uma conta bancária como era feito em 1940.

No 5º andar é possível ver os retratos pintados dos presidentes do Banco Agrícola antes de virar Banespa e, depois, Santander. O ambiente ainda tem os antigos móveis como mesas, cadeiras, tapetes usados nas reuniões da diretoria do Banespa, sendo que os móveis de jacarandá foram feitos no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

No 8º andar, a Arena de Economia Criativa será um local dedicado para debater assuntos de empreendedorismo e economia.

A pista de skate localizada no 21º andar foi idealizada por Robert Dean Silva – ou Bob Burnquist um skatista brasileiro-americano.

Os 22º e 23º andares tem 330 m² e estão dedicados a exposições de arte imersiva, sempre com artistas nacionais e internacionais.

O 25º andar tem um loft que funciona como um apartamento com mais de mais de 335 m² e decoração art déco. Qualquer pessoa pode se hospedar no local, a uma diária de R$ 3.500. No 26.º andar, há um mirante, onde é possível contemplar a cidade a uma altura de 160 metros.

O artista paulistano Vik Muniz fotografou o prédio do mirante e com várias paisagens. As fotos foram ampliadas e viraram 6 painéis de 150×200 cm e 1 painel complementar de 100×2015 cm. A instalação lembra uma vista 360º. Junto ao mirante, será inaugurado um café.

Do alto do Farol Santander, podemos apreciar um belo por do sol, na cidade de São Paulo.

Viaje Conosco

Aéreo
A capital do estado ostenta o título de maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do mundo. São Paulo é o centro mais cosmopolita do País. Capital da cultura, da gastronomia, do entretenimento, especialmente o noturno, da economia, da moda e muito mais. É lá que será realizada a partida de abertura da Copa do Mundo da Fifa, na Arena Corinthians, em 12 de junho de 2014. O estádio receberá outros cinco jogos do torneio. São Paulo tem tudo que o visitante espera e a qualquer hora…
04

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: