logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Festas Portuguesas

Portugal
18 fev

Festas Portuguesas

Portugal é um país com muitos séculos de história e ao longo dessa história foram surgindo várias festas e romarias, eventos estes que celebram as crenças e tradições dos portugueses.

Em junho se festeja os três santos mais importantes da Igreja Católica, Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). No Brasil, consideramos nessa data as festas juninas. Um evento de grande importância para os moradores da região nordeste do Brasil.

Essa festa oriunda de Portugal, desde a colonização também é um momento importante para os portugueses. Principalmente nas comemorações do 13 de junho em Lisboa – Dia de Santo Antônio, o santo lisboeta e o São João no Porto no Norte do país. Esse e o nosso destino em junho de 2018. Mas vamos conhecer um pouco desses santos e festas. Venha conosco!

Santo Antônio – Lisboa

A maior festa popular de Lisboa e uma das maiores do país celebra-se em honra de Santo António, que nasceu na capital portuguesa em finais do século XII e, segundo algumas fontes, morreu em Itália 39 anos depois.

Esta festa, que também se realiza em junho, tem alguns momentos únicos a nível nacional que atraem milhares de pessoas vindas de todo o país, mas também do estrangeiro – aí podemos destacar sem dúvida as marchas populares.

Com mais de oito décadas de história, as marchas populares de Lisboa já são uma tradição desta época festiva e reúnem os vários bairros da cidade num cortejo. Como já é costume estas marchas realizam-se no dia 12 de junho na bonita Avenida da Liberdade e contam com centenas de participantes.

Outra tradição desta festa são os famosos casamentos de Santo Antônio que também se realizam no dia 12 de junho e que juntam vários casais para a celebração do matrimónio – não fosse Santo António considerado o santo casamenteiro.

Mas esta festa popular não se resume às marchas populares e aos casamentos de Santo António. As pessoas aproveitam esta altura para embelezar as suas casas e os seus bairros com manjericos e o cheiro a sardinha assada anda no ar.

Se for a Lisboa, não perca a oportunidade de descobrir a cidade e provar uma sardinha assada e o caldo verde, tão típicos desta altura e tão saborosos!

Santo João – Porto e Braga

Considerada como uma das maiores festas populares em Portugal, as festas em honra de São João decorrem em junho em algumas cidades do país e atraem milhares de turistas – nesse aspeto podemos destacar as bonitas cidades de Braga e do Porto.

Em Braga, esta festa popular tem uma duração superior a uma semana e tem como um dos pontos altos das celebrações o fantástico fogo-de-artifício da noite de 23 para 24 de junho.

Contando com alguns séculos de história, o programa do São João de Braga é muito rico e tem vários motivos de interesse, grande parte deles tendo lugar no centro histórico da cidade.

Venha a esta cidade e veja o magnífico cortejo histórico, animação de rua, concertos de bandas filarmónicas (e não só), exposições e a procissão de São João Baptista com nove andores e centenas de figurantes.

O São João do Porto, conhecido como a maior festa popular do norte de Portugal, atrai centenas de milhares de pessoas às ruas da cidade do Porto (mas também de Vila Nova de Gaia).

Já com vários séculos de tradição, esta festa marcava inicialmente o solstício de verão, altura em que se celebrava a abundância e fertilidade; posteriormente, tornou-se numa festa com ligações à igreja.

Atualmente esta festa apresenta um programa vasto com cerca de um mês de duração e acontecimentos um pouco por toda a cidade. Desde finais de maio e até final de junho, serão vários os motivos para não perder esta que é uma das maiores festas e romarias do país.

Mas, tal como em Braga, esta festa tem o seu momento alto na noite de 23 para 24 de junho, altura em que toda a gente sai para a rua em direção à Avenida dos Aliados e à Ribeira. É sobretudo nesta altura que as pessoas andam com martelos de plástico ou alho-porro pelas ruas do centro histórico do Porto a dar marteladas noutras pessoas; é igualmente tradição fazer o lançamento de balões de ar quente de papel.

Como não podia deixar de ser, a noite mais longa do ano na cidade do Porto continua com o maravilhoso fogo-de-artifício que tem lugar na Ponte Luiz I e em outros pontos estratégicos colocados no rio Douro e por toda a cidade.

Aproveite para conhecer o fantástico centro histórico do Porto, Patrimônio da Humanidade, e todos os seus monumentos – não é por acaso que a cidade tem sido eleita como o Melhor Destino Europeu.

Festas Sanjoaninas (Angra do Heroísmo – Ilha Terceira – Açores)

As Festas Sanjoaninas são outra das mais bonitas festas e romarias em Portugal e têm lugar na bonita cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores.

Tal como a Festa da Flor, na Madeira, também as Festas Sanjoaninas são um dos principais postais de visita dos Açores e atraem milhares de turistas todos os anos, por altura das comemorações do S. João, em junho.

Com um programa com mais de uma semana de duração, as Festas Sanjoaninas têm vários motivos de interesse onde se destacam os concertos, a Feira Taurina de São João e as marchas de São João.

A Feira Taurina de São João é um momento que pode ser apreciado por amantes da tauromaquia – nesta feira poderá assistir, entre outras coisas, às touradas à corda e às largadas de touros.

As marchas de São João são o momento alto desta festa popular e mais de 3000 figurantes participam neste que é um momento de música, dança e diversão.

Aproveite esta altura para explorar a ilha e o centro histórico de Angra do Heroísmo, classificado pela UNESCO em 1983 como Patrimônio da Humanidade. Esta é, sem dúvida, uma cidade única numa ilha fantástica, por isso aproveite para as conhecer!

Fonte: https://gotoportugal.eu/pt/festas-e-romarias-portugal/

Viaje Conosco

Aéreo

Festas Portuguesas 2020 R$4138 R$3400

Conhecer as festas de Lisboa e Porto, mas também das várias cidades que estarão em nosso roteiro.
15 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: