logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Florença

Berço do Renascimento
19 jun

Florença

por Marise Nakagawa 

Poucas cidades no mundo conseguem refletir um verdadeiro ideal de beleza como Florença.

Durante séculos, a capital da Toscana tem sido um destino de verdadeiras peregrinações de amantes da arte, da história e da arquitetura, sendo visitada por mais de 10 milhões de turistas todos os anos. Afinal, não existe uma concentração tão grande de obras-primas em nenhum outro lugar.

O centro histórico de Florença, Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Seu coração é a “Piazza della Signoria”, dominada pelo Palazzo Vecchio do século XIV, construído para ser a sede dos senhores que governavam a cidade, e com o passar do tempo se tornou a residência da família Medici.

Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria.

Atualmente, além de abrigar um museu sempre referente a essa família, voltou a ser o símbolo do governo da cidade, a prefeitura.

Na “Piazza Signoria”, se encontram esculturas de artistas de vários períodos, obviamente uma das mais importantes, o David de Michelangelo, hoje uma réplica, pois a escultura original permaneceu na praça por mais de 300 anos , mas no final do século XIX foi transferida para o Museu Galeria dell’ Accademia, parada imperdível para quem visita à cidade!

Ao redor da Piazza della Signoria, basta percorrer qualquer uma das ruas alinhadas com edifícios de tijolinhos, para encontrar-se na frente de outras obras-primas:

Caminhando em direção a Piazza della Repubblica, famosa pelo seu antigo carrossel, bares históricos e arco com porticato do século XIX se chega ao Palazzo Strozzi, um esplêndido exemplo de arquitetura renascentista, sede de um prestigiado museu de arte moderna e contemporânea e, mais à frente a “Via Tornabuoni” ladeadas por lojas de marcas renomadas internacionalmente, como a nossa Oscar Freire em São Paulo.

Arco Porticado da Piazza della Repubblica.

Passando pela Via dè Tornabuoni se chega na Piazza di Santa Maria Novella, com sua basílica e complexo, onde se encontra também a homônima farmácia, considerada uma das mais antigas da Europa.

Continuando o nosso passeio encontramos a Piazza di San Lorenzo, uma das partes mais antigas da cidade de Florença, com sua homônima basílica, que remonta ao século IV d.C.

Da estrutura original não resta mais nada, pois o edifício sofreu no curso dos séculos muitas alterações substanciais. E anexa à mesma se encontra a “Capelle Medici”, mausoléu dessa nobre família.

Caminhando em direção ao rio Arno, se chega à catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença, a terceira maior igreja católica da Itália, que fica num lugar considerado sagrado desde a época romana, com sua imponente cúpula de Brunelleschi, torre sineira de Giotto e a magnífica porta do paraíso do batistério de Ghiberti.

Não podemos esquecer de mencionar a basílica de Santa Croce, fundada pela ordem dos franciscanos no século XIII. Atualmente, considerada o panteão dos gloriosos filhos de Florença, como Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel e muitos outros personagens ilustres de âmbito internacional.

Basílica Santa Croce.

Entre a Piazza Signoria e o rio, estendem-se as galerias Uffizi, criadas por Vasari, um dos maiores museus do mundo, não pela sua dimensão, mas seu magnifico acervo que contêm algumas das maiores obras-primas da humanidade, obras de Botticelli, Giotto, Leonardo, Michelangelo, Rafael …

A romântica “Ponte Vecchio”, com suas ourivesarias históricas é um dos símbolos da cidade e foi a única ponte sobreviveu a segunda guerra mundial.

No Oltrarno, ou seja do outro lado do rio Arno, Florença continua sendo encantadora, aqui se encontram muitas oficinas de artesãos do couro, tecido, metal, ourivesarias, bijuterias etc. e antiquários!

 A Basílica de Santo Spirito, foi o último projeto de Brunelleschi, na sua sacristia se encontra um crucifixo de madeira realizado pelo jovem Michelangelo, como forma de agradecimento aos monges por tê-lo recebido e hospedado no mosteiro por mais de 2 anos.

Mais adiante, o Palácio Pitti, que começou a ser construído pelo rival Pitti dos Medici no século XV, e no sucessivo se tornou a residência dos Medici, dos Lorena, do governo napoleônico, dos Savoy e hoje e sede de vários museus.

Palazzo Pitti e os Jardins de Boboli.

No Palazzo Pitti se encontra o jardim de Boboli, um dos melhores exemplos de jardins italianos do mundo. Outra vista de tirar o fôlego, literalmente se subir a pé, é o “Piazzale Michelangelo” considerado o mirante da cidade devido à vista panorâmica de 360 graus da cidade que se tem lá de cima.

Não muito longe, a abadia de San Miniato, um magnífico exemplo da arquitetura românica que acabou de completar 1000 anos e vale a pena a visita!

E não termina por aí, temos elencados mais de 80 monumentos museus e 200 igrejas espalhadas pelo centro histórico e pelo território toscano! Sem contar as vinícolas e termas que se encontram na região!

No final do texto, estou inserindo essa informação: Marise Nakagawa e brasileira e  “guia oficial da Toscana e receptivo na Itália”, contato pelo Whatsapp: +39 334 733 9210.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre Florença? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aéreo

Itália R$5140

Deixe-se apaixonar por costumes muitos próprios e pelo estilo de vida descontraídos que a expressão "dolce far niente" preconiza.
15 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: