logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Fontana di Nettuno

Bolonha - IT
6 maio

Fontana di Nettuno

Construída pelo Papa Pio IV (Giovanni Angelo Medici) após o Concílio de Trento, a fonte de Netuno é uma obra renascentista que faz parte do amplo programa de renovação arquitetônica no centro de Bolonha e, em particular, na Piazza Maggiore, promovido pelo vice-legado papal Pier Donato Cesi (1521–1586).

Nesta reorganização urbana de grandes proporções, o pórtico dos Banchi foi criado de acordo com o projeto de Vignola (1565), além da nova sede do Archiginnasio (1563) e em frente à Piazza delle Scuole (hoje Piazza Galvani), enquanto um programa complexo também tomava forma. fornecimento de água corrente usando um novo aqueduto da área montanhosa perto do convento de San Michele em Bosco (fontes de Valverde conectadas à fonte mais antiga de remonda), que teria alimentado um sistema de fontes públicas a serem colocadas perto do Palácio Apostólico (prefeitura).


Ilustração antiga da fonte de Netuno, fonte cívica monumental, localizada na praça de mesmo nome Piazza Nettuno ao lado da Piazza Maggiore em Bolonha, Itália.

Símbolo do governo pontifício

Resultado de um projeto colaborativo entre o arquiteto Tommaso Laureti e o escultor Giambologna (Jean de Boulogne), essa fonte foi imaginada desde o início como um símbolo espetacular de munificência e bom governo papal, tanto que seu nome original por Aqua Pia (em homenagem a Pio IV), reflete totalmente sua intenção.

Foi concebido em nome da simetria e do ímpeto vertical do todo, com os diferentes grupos de figuras (golfinhos, sereias, brasões heráldicos, putti) dispostas em torno da figura serpentina de Netuno coroando a estrutura monumental.

Fontana di Nettuno – Bolonha – Itália.

Inscrições nas laterais da banheira

As quatro inscrições colocadas nas laterais da grande bacia de mármore de Verona:

  • Ornamento de furos (para adornar a praça);
  • Aere Público (feito com dinheiro público);
  • Populi Commodo (para uso do povo);
  • MDLXIIII (1564),

Eles teriam ilustrado efetivamente o programa financeiro, a finalidade e o papel dos clientes, cujos nomes também são relatados em letras maiúsculas em latim:

  • Pio IIII Pont. Max(Pontífice Pio IV Maximus);
  • Petrus Donatus Caesius Gubernator(Pier Donato Cesi, Cardeal Vice-Legado);
  • Carolus Borromaeus Cardinalis(Carlo Borromeo, Cardeal Legato);
  • SPQB (Senatus Populusque Bonononiensis, ou Regimento de Bolonha).

Uma das placas de inscrição sobre o Monumento na base da Fontana di Nettuno.

A água da nascente teve que fluir abundantemente dos 38 bocais que emergiram de tantas figuras de bronze, tornando o monumento “vivo” e aumentando sua magnificência devido ao efeito da tecnologia.

Uma das Ninfas, da base da Fonte di Nettuno.

Cesi buscou o isolamento da fonte e a ideia de cercá-la com uma balaustrada protetora de ferro (removida em 1888) acentuou seu caráter de pura experiência visual e simbólica.

De fato, a preciosa água da nascente só podia ser acessada por uma segunda grande fonte pública montada na parede, localizada na praça do mercado nas proximidades de Pollaroli. Também esta segunda fonte, agora conhecida como Fontana Vecchia e recentemente restaurada, foi projetada por Laureti e colocada ao longo da fachada norte do Palazzo Comunale (hoje ao longo da Via Ugo Bassi).

Quem foi Netuno?

Filho do deus Saturno e Ops, irmão de Júpiter e de Plutão. Originariamente é o deus das fontes e das correntes de água, dos terremotos e criador dos cavalos.

Deus inseparável dos cavalos, senhor das ninfas e sereias, rios e fontes, tem ao seu lado sereias, nereidas e Tritão. Netuno não veste roupas chiques, já que sua aparência já é suficiente para demonstrar o seu poder. O deus romano tem o mar como sua morada, pode provocar as mais terríveis tempestades e tormentas, até as ondas mais pacíficas e tranquilas, e por isso é provocado com pouca frequência, apenas por motivos importantes.

Netuno sendo representado na Fonte da Piazza Navona.

Netuno teve muitos amores, a maioria passageiros. Sua principal esposa foi Salácia (contraparte romana de Anfitrite) uma nereida, que lhe deu como filho o Tritão, monstros marinhos com rostos humanos barbados e com caudas como a dos golfinhos. Outras esposas foram Halia, Amimona, Teosa (que com ele teve Polifemo), Ceres, Medusa (com quem teve Pegaso e Crisaor) e Clito (que teve como filho mais velho Atlas).

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Deposição da Cruz? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aéreo

Itália R$5140

Deixe-se apaixonar por costumes muitos próprios e pelo estilo de vida descontraídos que a expressão "dolce far niente" preconiza.
15 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: