logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Fortaleza de Santa Cruz

Niterói - RJ
8 abr

Fortaleza de Santa Cruz

por Alex Brando

Em 1555, Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, recebendo o nome de Nossa. Senhora Da Guia, origem da fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma área construída de 7.153 m², passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando a proteger o embarque de ouro de Minas Gerais, feito no Porto do Rio de Janeiro.

Mapa da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, com a indicação das fortalezas da cidade.

A fortaleza de Santa Cruz, junto com a Fortaleza de São João, propiciava segurança para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no início da colônia. Conta a lenda que uma grande corrente que atravessava a boca da Baia de Guanabara, era içada todas as noites, para impedir a entrada de piratas e corsários. Posteriormente e construído os fortes de São Domingos do Gragoatá em Niterói e Forte de São Tiago da Misericórdia e Fortaleza de São Sebastião do Castelo no Rio de Janeiro, eles servirão de maior proteção da Baia de Guanabara, num sistema de artilharia conhecido como Fogo Cruzado. Mesmo sistema de proteção implantado na Baia de Paraty, para proteção da cidade.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

Bateria de Artilharia da Fortaleza de Santa Cruz e Farol.

Durante a revolta da armada, lutou contra o Forte de Villegaignon. Em 1922, na Revolta Tenentista, disparou contra o Forte Copacabana. Seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.

A Capela de Santa Bárbara

Uma das mais antigas do Rio de Janeiro, remonta ao alvorecer do século XVII, sob o governo do Capitão Geral da Capitania Real do Rio de Janeiro, Martim Correia de Sá (1602-1608), tendo sido concluída em 1612. Assenta-se sobre a rocha viva, em posição dominante sobre a ponta de Santa Cruz, onde se erguia a bateria de Nossa Senhora da Guia, atualmente à esquerda de quem entra na fortaleza.

A capela foi reconstruída em 1912, por determinação do então comandante, coronel Inocêncio Ferreira de Oliveira, responsável ainda pela introdução da iluminação elétrica nas dependências da fortaleza.

Capela de Santa Barbará, erguida dentro da Fortaleza de Santa Cruz.

Restaurada, conta com uma imagem original da santa, entalhada em madeira, em tamanho natural. Uma das lendas que cerca esta imagem, recorda as tentativas de transferi-la para outro local, no passado, sempre malogradas por inexplicáveis reviravoltas nas condições do mar, devido ao mau tempo, primitivamente o único acesso aquele local isolado.

A lenda da filha do capitão

Reza a lenda local, acerca de um tumulo na parede da Capela de Santa Bárbara, que se trata do sepulcro da jovem Iracema, filha do capitão Potyguara, que, apaixonada por um cabo e impedida de viver o seu amor, atirou-se ao mar em dezembro de 1906.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é o segundo ponto turístico mais visitado de Niterói. Com arquitetura impressionante, atrai turistas e pesquisadores em busca de lazer e história.

Guarnecida até os dias de hoje, a Fortaleza atrai uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Atualmente, é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.

Fortaleza de Santa Cruz.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Fortaleza de Santa Cruz da Barra? Deixe seu comentário!

 

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: