logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Herança Judaica em Portugal

A importância dos Judeus nos Descobrimentos Portugueses!!
26 jun

Herança Judaica em Portugal

por Marta Marques

Diz a lenda que no reinado do Rei Salomão, por volta de 900 A.C, os primeiros judeus se estabeleceram na Península Ibérica. No século XII, quando o Reino de Portugal foi estabelecido, a comunidade judaica presente recebeu tolerância e proteção dos reis. Isso levou às importantes contribuições feitas pelos judeus durante a era de ouro dos descobrimentos em Portugal nos séculos XIII e XV, em muitas áreas, incluindo apoio científico, comercial e financeiro.

A comunidade Judaica teve um importante papel na região do Norte de Portugal, nomeadamente no centro da cidade do Porto. Compensação do forte investimento que os Judeus realizaram no nosso país, foi dada à comunidade judaica autorização para construir novos bairros em cidades como o Porto.

Centro Histórico do Porto – Portugal

A expansão da comunidade judaica através do vale do Douro, por exemplo, pode estar diretamente ligada à produção e comercialização de vinho. Os principais assentamentos ocorreram na cidade de Lamego, onde desde o século XIV um bairro judeu já estava firmemente estabelecido, onde hoje se encontra a Igreja de Santa Maria.

Igreja de Santa Maria de Almacave – Lamego.

No entanto, os assentamentos cresceram e expandiram-se para outros locais e onde hoje encontramos os vestígios mais importantes, Penedono, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa.

A Herança Judaica em Portugal e baseados principalmente nas histórias de pessoas, dos Judeus que viveram em Portugal até à entrada da Santa Inquisição, trazida pelos Reis Espanhóis e que expulsou os Judeus Sefarditas de Portugal ou que os “converteu” em Cristãos Novos.

Não podemos esquecer que foram judeus de origem Portuguesa que fundaram a primeira comunidade Judaica nos EUA e que a mais antiga Sinagoga de Amsterdam é a Portuguesa.

Com um importante porto marítimo e cidade comercial, o Porto foi uma das cidades onde os judeus sefarditas se estabeleceram em Portugal. O coração do centro da cidade, Patrimônio Mundial da Unesco, é onde os locais mais importantes da comunidade ainda permanecem. É desde estas pequenas e estreitas ruas que descem em direção ao Rio Douro que se pode ver onde foi construída a primeira Sinagoga, uma zona nobre da cidade, onde os judeus mercadores construíram as suas casas e onde hoje se encontram o Mercado Ferreira Borges e o Palácio da Bolsa do Porto. Os judeus considerados mais importantes ou mais ricos, como físicos, ourives, grandes comerciantes moravam perto do rio onde hoje fica a famosa Praça da Ribeira.

Mercado Ferreira Borges – Porto -Portugal.

Ainda se pode ver hoje muitos dos legados deixados para trás, como as inscrições nas paredes, as marcas secretas que foram feitas para identificar a comunidade e aquelas que continuaram sua fé em segredo durante os momentos de tensão. Finalmente, e como o centro principal da vida judaica no Porto deslocou-se para a nova parte da cidade, hoje conhecida como Boavista, uma nova Sinagoga foi construída entre 1929 e 1937, chamada Sinagoga Kadoorie Mekor Haim (“Primavera da Vida”), a atual sede da Comunidade Israelita do Porto é a maior sinagoga da Península Ibérica.

Importante também e com grande destaque são as cidades localizadas perto da fronteira com a Espanha onde se pode encontrar vestígios da colonização dos “novos cristãos” como os judeus eram conhecidos na época. Muitos símbolos são visíveis hoje nos quadros de pedra das portas das casas nos centros da cidade, geralmente perto de castelos. As portas de pedra, o crucifixo como formas gravadas nas pedras e os muitos relatórios, lendas e documentos da história judaica. História que, por exemplo, em Vila Nova de Foz Côa remonta a milhões de anos para os primeiros tempos e onde a Unesco declarou dois Sítios do Patrimônio Mundial. A paisagem do próprio Douro e os milhares de esculturas pré-históricas sobre rochas espalhadas pelo vale.

Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Herança Judaica em Portugal? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aéreo
Conhecer as festas de Lisboa e Porto, mas também das várias cidades que estarão em nosso roteiro.
15 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: