logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Igreja de Nossa Senhora do Ó

Sabará - MG
22 jun

Igreja de Nossa Senhora do Ó

por Alex Brando

Das, mas antigas igrejas mineiras, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, de Sabará, foi obra do Capitão-Mor Lucas Ribeiro de Almeida, que para isso contratou o mestre Manuel da Motta Torres, tendo sido concluída por volta da segunda década do século XVIII.

Pequena Igreja, de extrema simplicidade externa e partido tipicamente mineiro, tem a fachada chanfrada em três planos, todos divididos pelos cunhais de madeira aparente, com as paredes erguidas em tijolo de adobe. No plano frontal a portada se rasga de cunhal a cunhal e sobre ela repousa a janela do coro em balcão. Coroa o mesmo plano, ultrapassando a linha do beiral, a torre sineira, aberta em três vãos de arco abatido e com cobertura piramidal de telhas. Duas janelas de balcão abrem nos dois planos laterais da fachada. A planta se divide em duas seções correspondentes à nave e à capela-mor.

Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Ó.

O mais extraordinário efeito dessa igreja é a súbita passagem da extrema simplicidade de sua fachada para o requinte ornamental do seu interior. Totalmente revestida de talha e de painéis pintados, o retábulo do altar-mor, o único aliás, estrutura-se em arcos concêntricos de colunas salomônicas, com elementos radiais. O estilo da talha do arco-cruzeiro, das paredes e tetos, totalmente divididos em painéis pintados, é de feição arcaica, especificamente seiscentistas com elementos de vinhas, flores e pássaros.

Capela mor da Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará.

Os sete painéis que ladeiam o arco-cruzeiro são recobertos de pinturas em chinesices, e ouro sobre azul, o que já levantou a hipótese, de todo não necessária, da participação na obra de artífices originários das possessões portuguesas no Oriente. Balaústres em madeira torneada servem de balcão ao coro e de separação entre a nave a capela mor.

No todo, a visão do interior do pequenino templo, onde dominam o ouro, o vermelho e o azul, é de extraordinária harmonia e elegância policrômica.

Um dos sete painéis chinesices, em ouro sobre azul.

Ex-Voto

Mercê q fes N.S. do Ó ao Cpp Maior Lucas Ribeiro regente desta V Real de N. S. da Conceicam o qual vindo de fazer a festa a adª sª deq hera iviz oacometeram temerariam quatro soldados dos dragois edepois todos osmais da compª com deseio deomatarem mas nem comasespadas nem comvarios tiros q imederam foi posivel q conseguisem o intento porq amai de Deos deu forças ao seo devoto pª q detudo se defendese sem reseber o menor perigo nem em si nem em os escravos q oacompanhavao emcinal deagradecimento mandou fazer esta memoria que sossedeo em os 29 de dezenbro de 1720.”

 Oração de Nossa Senhora do Ó

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aéreo

Inhotim R$1500

À primeira vista, Belo Horizonte pode não estar na lista de prioridades de viagem. Porém a capital mineira é o lugar perfeito para quem busca roteiros rápidos e de baixo custo. Turistar em Belo Horizonte é fácil e muito barato. A cidade é daquelas que exigem apenas um mapinha na mão para ser percorrida. E o melhor é saber que grande parte das atrações é de graça, por isso, invista em um feriado prolongado para ir a BH.
04

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: