
Igreja de Nossa Senhora do Ó
por Alex Brando
Das, mas antigas igrejas mineiras, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, de Sabará, foi obra do Capitão-Mor Lucas Ribeiro de Almeida, que para isso contratou o mestre Manuel da Motta Torres, tendo sido concluída por volta da segunda década do século XVIII.
Pequena Igreja, de extrema simplicidade externa e partido tipicamente mineiro, tem a fachada chanfrada em três planos, todos divididos pelos cunhais de madeira aparente, com as paredes erguidas em tijolo de adobe. No plano frontal a portada se rasga de cunhal a cunhal e sobre ela repousa a janela do coro em balcão. Coroa o mesmo plano, ultrapassando a linha do beiral, a torre sineira, aberta em três vãos de arco abatido e com cobertura piramidal de telhas. Duas janelas de balcão abrem nos dois planos laterais da fachada. A planta se divide em duas seções correspondentes à nave e à capela-mor.

Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Ó.
O mais extraordinário efeito dessa igreja é a súbita passagem da extrema simplicidade de sua fachada para o requinte ornamental do seu interior. Totalmente revestida de talha e de painéis pintados, o retábulo do altar-mor, o único aliás, estrutura-se em arcos concêntricos de colunas salomônicas, com elementos radiais. O estilo da talha do arco-cruzeiro, das paredes e tetos, totalmente divididos em painéis pintados, é de feição arcaica, especificamente seiscentistas com elementos de vinhas, flores e pássaros.

Capela mor da Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará.
Os sete painéis que ladeiam o arco-cruzeiro são recobertos de pinturas em chinesices, e ouro sobre azul, o que já levantou a hipótese, de todo não necessária, da participação na obra de artífices originários das possessões portuguesas no Oriente. Balaústres em madeira torneada servem de balcão ao coro e de separação entre a nave a capela mor.
No todo, a visão do interior do pequenino templo, onde dominam o ouro, o vermelho e o azul, é de extraordinária harmonia e elegância policrômica.

Um dos sete painéis chinesices, em ouro sobre azul.
Ex-Voto
“Mercê q fes N.S. do Ó ao Cpp Maior Lucas Ribeiro regente desta V Real de N. S. da Conceicam o qual vindo de fazer a festa a adª sª deq hera iviz oacometeram temerariam quatro soldados dos dragois edepois todos osmais da compª com deseio deomatarem mas nem comasespadas nem comvarios tiros q imederam foi posivel q conseguisem o intento porq amai de Deos deu forças ao seo devoto pª q detudo se defendese sem reseber o menor perigo nem em si nem em os escravos q oacompanhavao emcinal deagradecimento mandou fazer esta memoria que sossedeo em os 29 de dezenbro de 1720.”
Oração de Nossa Senhora do Ó
Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará? Deixe seu comentário!