logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Igreja de Santo Antônio da Bica

Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro
20 maio

Igreja de Santo Antônio da Bica

por William Bittar

A capela de Santo Antonio da Bica integra o Conjunto do Sitio de Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro.

A modesta ermida dedicada a Santo Antônio foi erguida entre 1680 e 1690, junto à sede da fazenda, pelo capitão-mor Belchior da Fonseca Dórea. Dórea foi Alferes da Companhia de Infantaria da Ordenança da Capitania de Sergipe del Rei, fazendo carreira após a invasão holandesa no Nordeste. Posteriormente teria se estabelecido no Rio de Janeiro, provavelmente na região de Guaratiba, no sítio denominado Fazenda da Bica, devido à presença de mananciais (as bicas) que abasteciam os moradores da região.

Fachada simples da Pequena Igreja de Santo Antonio da Bica.

Em agosto de 1710 uma esquadra francesa comandada por Jean-François Duclerc tentou, sem sucesso, adentrar a baía de Guanabara, mas foi rechaçada pelas fortalezas da entrada da barra. Seguiram viagem rumo sudoeste e desembarcaram em Guaratiba, empreendendo uma longa viagem por terra até atingir o núcleo habitado da cidade. No caminho, queimaram e saquearam sítios e fazendas, entre eles Santo Antônio, que teve sua capela destruída.

Conta a tradição que Dórea teria reconstruindo o modesto templo, cuja fachada permanece inalterada. É uma capela de nave única, fachada composta por um retângulo encimado por tímpano triangular, partido muito comum nas capelas seiscentistas, inspiradas na igreja de São Roque de Lisboa. O interior é despojado de ornamentação, conferindo algum destaque para o altar-mor com a imagem do orago, com discreta ornamentação policromada, disposto em volume mais baixo que a nave principal, igualmente com forro em gamela.

A pequena nave decorada para Casamento. O Altar colonial simples com a imagem de Santo Antonio.

Ao longo do século XX a capela testemunhou alguns eventos religiosos até que, em 1949, foi adquirida, junto com toda a área, por Roberto Burle Marx e por seu irmão Guilherme Siegfried Marx para abrigar uma coleção botânica. Vinte e cinco anos depois, Burle Marx mudou-se para lá, implantando seu ateliê e um notável laboratório de pesquisa em paisagismo.

O Conjunto Arquitetônico do Sitio de Roberto Burle Marx. A Igreja, à direita e a Casa do Paisagista à esquerda.

Quem foi Roberto Burle Marx?

Foi um renomado paisagista. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.

Roberto Burle Marx e os jardins projetados para o seu Sítio em Barra da Guaratiba.

E autor de grandes projetos, como o Aterro do Flamengo, o Calçadão da Praia de Copacabana, os Jardins do Palácio do Alvorada e do Itamaraty, em Brasilia, entre outros projetos.

O Sitio Roberto Burle Marx, hoje pertence ao IPHAN, ligado ao Governo Federal e é aberto a visitação publica, mas com agendamento. A Igreja de Santo Antonio da Bica e autorizada a realizar, casamentos, batizados e missas, mas somente com agendamento prévio e autorização da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre a Igreja de Santo Antônio da Bica? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Rodoviário
Construído pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx em sua residência, na Zona Oeste da cidade, o Sítio Burle Marx oferece em seus 365 mil m² uma viagem por jardins inigualavelmente belos. O paisagista conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo em seu sítio, que conta com mais de 3.500 espécies. Este grande conjunto de plantas vivas adaptou-se perfeitamente à natureza habitual do sítio, composta por manguezal, restinga e Mata Atlântica.
01 dia

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: