
Instituto Moreira Salles
A RESIDÊNCIA
A casa do Embaixador e Banqueiro Walther Moreira Salles, projetada por Olavo Redig de Campos e erguida em 1951 e sem dúvida a mais luxuosa das casas erguidas no início da década de 50.
É um exemplo raro de residência destinada não só a abrigar a família, mas também a grandes e frequentes recepções. A formação italiana do arquiteto e seu grande estilo deliberadamente exuberante integram elementos europeus clássicos, brasileiros tradicionais e estritamente contemporâneos, em uma composição que responde a esta exigências especiais. A planta se desenvolve a partir do pátio, abrindo-se, através de uma pérgola, para a piscina situada no jardim envolvido por uma paisagem dominada por uma montanha rochosa.

Paisagismo e azulejaria de Roberto Burle Marx e a montanha rochosa ao fundo.
A área social (salões de recepção, biblioteca, sala de jantar, galeria e terraço) ocupa três lados do pátio e inclui uma sala de jogos, situada em um nível inferior, sob a ala dos quartos, que forma o quarto lado.
Os cômodos de serviço estão á esquerda, com os quartos de empregados no segundo andar. Os trabalhos de acabamento das fachadas e das aberturas, os pisos em mármore e as balaustradas, enfim, cada detalhe e tratado com um grau de refinamento inacessível, por razões econômicas, à maioria das casas.
Os jardins foram projetados por Roberto Burle Marx. Neles, há um mural em azulejos, também de Burle Marx, e uma escultura em bronze de Maria Martins, representando uma jovem tocando uma harpa cuja cordas são os seus próprios cabelos: a estatua gira lentamente, contemplando um ciclo a cada vinte quatro horas.

Painel em cerâmica, projeto do paisagista Roberto Burle Marx.
O CENTRO CULTURAL
Em 1999, a casa no bairro da Gávea onde viveram Walther Moreira Salles e sua família tornou-se a sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. Apresenta exposições, filmes e shows, além de abrigar os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, é um atrativo para os visitantes.

Patio Interno da Residencia do Embaixador Walter Moreira Salles.
Definida por Guilherme Wisnik como “uma casa de chácara”, a antiga residência de Walther Moreira Salles é, segundo o arquiteto, “uma construção monumental, elegante e austera, projetada para abrigar tanto uma família numerosa quanto uma intensa vida social, marcada por frequentes recepções para convidados ilustres”
HISTÓRIA
O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia. Notabiliza-se também por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros. E gosta de Cinema. Suas atividades são sustentadas por uma dotação, constituída inicialmente pelo Unibanco e ampliada posteriormente pela família Moreira Salles. Presente em três cidades – Poços de Caldas, no sudeste de Minas Gerais, onde nasceu em 1992, Rio de Janeiro e São Paulo – o IMS, além de catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música, publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo, de frequência semestral, e serrote, de ensaios e ideias, quadrimestral.
Na conservação, organização e difusão de seus acervos, o IMS tem imensas tarefas. A Fotografia cuida de cerca de 2 milhões de imagens, dos mais importantes testemunhos do século XIX – e aqui despontam as esplêndidas imagens de Marc Ferrez – a relevantes coleções que abarcam quase todo o século XX. Nessas últimas, convém registrar nomes como os de Marcel Gautherot, José Medeiros, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Hans Gunter Flieg e Otto Stupakoff, entre outros. Em 2016, foi adquirida a coleção dos jornais do grupo Diários Associados no Rio de Janeiro, com cerca de 1 milhão de itens, e é prioridade do Instituto incorporar a seus acervos imagens do século XXI. Este formidável conjunto de coleções e obras completas dos artistas credencia o IMS como a mais importante instituição de fotografia do país.
Viaje Conosco
Nenhum tour corresponde aos seus critérios