
Itália
por Alex Brando
Por séculos, a Itália tem atraído, quem busca o passado histórico ou o ar romântico. Afinal poucos países podem competir com sua origem clássica ou tradição artística, com suas paisagens, comida ou vinhos. A ambiguidade de sua imagem moderna também fascina: desde a Segunda Guerra Mundial a Itália ocupa um lugar de destaque entre as dez mais importantes economias industrias do mundo e, no entanto, mantem-se fiel à sua herança agrícola.
Várias culturas formam a Itália. Entre os picos nevados dos Alpes, ao Norte, e a acidentada costa sul na Sicília, convivem vários costumes e tradições. Politicamente, a Itália é um país jovem: a nação só foi unificada em 1870. Mesmo assim, suas 20 regiões mantiveram sua individualidade cultural. Os visitantes frequentemente se surpreendem com a diversidade de dialetos, pratos e arquitetura.

Pasta ou massa, surgiu na China, mas tem uma ligação muito forte na culinária italiana.
A gesticulação e o jeito de falar exagerados, tão tipicamente italianos, são ênfases que combinam à perfeição com a infinidade de atributos que podemos, sem medo de passar do ponto, relacionar a esse país. Com uma história de quase 3 mil anos, da qual faz parte um dos períodos que definem a linha do tempo ocidental – o Império Romano –, a Itália oferece a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos que ajudam a dar um panorama desse legado. De uma ponta a outra da adorável “bota” não faltam catedrais, palácios, fortalezas, importantíssimos sítios arqueológicos e incontáveis e sublimes obras de arte. Um festival de encantos que, como os deliciosos vinhos da terra, está pronto para ser degustado com a abundância que a tradição italiana manda – as refeições aqui podem ter até seis etapas –, mas pouco a pouco, no mais perfeito estilo slow food.
Em poucos lugares do mundo pode-se apreciar tamanha diversidade e apuro no preparo do que em Bolonha, capital da Emilia-Romagna (e não estamos só falando do clássico molho a bolonhesa, aliás ragù bolognese). Como se tamanha generosidade de história, cultura e gastronomia não fossem suficientes, a Itália é um país de infindáveis e belíssimas paisagens, dono de uma eclética gama de opções turísticas. Você escolhe: relaxar em charmosos vilarejos, deslizar sobre a neve dos Alpes, tomar sol dependurado em casinhas típicas sobre o mar na Costa Amalfitana… Ou então ver de perto maravilhosas cidades que são espetáculos arquitetônicos como Veneza, Florença e Roma. Completamente distintas entre si, elas são o símbolo de um país histórico, porém razoavelmente jovem, com apenas 150 anos de idade. Antes disso, era um país fragmentado em reinos e repúblicas, uma divisão até hoje sentida nos dialetos, cozinha (pasta, polenta ou arroz?) e debates econômicos.

La Serenissima
Parada no tempo em povoadinhos da Sicília ou cosmopolita em Milão, urbana em Gênova ou romântica em Assis e Siena, a Itália é terra para todos os gostos e sonhos. De bicicleta pelos campos da Toscana, de barco ao longo de seu belo litoral ou a bordo de um possante esportivo empurrado por um V12, curta as grandes e pequenas atrações, pare onde lhe der na cabeça e viva um país maravilhoso.
Essa é a Itália que iremos encontrar em nosso roteiro. E você já renovou seu passaporte e preparou suas malas para nos acompanhar??