logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Museu de Arte Contemporânea – MAC

Niterói - RJ
15 maio

Museu de Arte Contemporânea – MAC

O Museu de Arte Contemporânea ou MAC de Niterói é um marco da arquitetura contemporânea brasileira. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1996, atendendo ao convite do então prefeito Jorge Roberto Silveira, que idealizava revitalizar a zona central e a orla da cidade.

O edifício se apresenta como um tronco de cone achatado, invertido, uma flor, segundo o arquiteto ou uma nave espacial, na visão dos populares. Foi implantado no mirante da praia da Boa Viagem, um conhecido local dos namorados na cidade, desfrutando a bela vista, o silêncio e tranquilidade para os casais.

Erguido no Mirante da Praia da Boa Viagem.

O museu conta com 16 metros de altura, cortado por grandes vãos horizontais que se abrem para a paisagem. A grande rampa de acesso exterior, serpenteando, quase suspensa no ar, guia os visitantes, através de 98 metros de espaço livre, até as entradas nos andares superiores. No térreo, o espelho d’água sugere o horizonte infinito, em continuidade à visão do oceano da baía de Guanabara.

O subsolo abriga um auditório para 60 espectadores e um restaurante, onde uma janela horizontal permite contemplar a baía. Na entrada do primeiro andar estão a recepção e a administração.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói e suas rampas vermelhas de acesso.

Inaugurado em 1996, o Museu tornou-se um símbolo da cidade de Niterói e marco de outra grande proposta para a cidade. A prefeitura convidou o mesmo arquiteto para projetar vários outros equipamentos urbanos e edifícios, surgindo assim o chamado Caminho Niemeyer.

O Caminho Niemeyer

A proposta incluía inicialmente 10 projetos como o já erguido e inaugurado MAC (1996). Posteriormente vieram a Praça JK (1997), o Memorial Roberto da Silveira (2003), o Terminal das Barcas de Charitas (2004), o Teatro Popular Oscar Niemeyer (2007), a Catedral Católica de Niterói, o Centro Petrobras de Cinema (2012) e a sede da Fundação Oscar Niemeyer (2010).

Maquete digital dos edifícios do Caminho Niemeyer.

“Não foi difícil projetar para Niterói, porque esta é uma cidade de orla tão bela que possibilita a criação a céu aberto, como um itinerário cultural e religioso

comentou Niemeyer sobre suas obras.

A Catedral Católica de Niterói.

Em 1996, D. Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro, terceiro arcebispo de Niterói, idealizou uma nova Catedral para a cidade, em substituição à Catedral de São João Batista do Jardim São João, no Centro, e se iniciou o projeto que foi repassado para Oscar Niemeyer e o Prefeito Jorge Roberto Silveira.

Em outubro de 1997, o projeto da Nova Catedral, assinado por Niemeyer, foi abençoada pelo Papa João Paulo II, em sua segunda visita ao Rio. Na ocasião, João Paulo II conheceu a planta e a maquete da catedral e abençoou a pedra fundamental do novo templo. A pedra fundamental foi lançada em 1999, durante uma grande festa no terreno, pelo início das obras do Caminho Niemeyer.

Projeto da Nova Catedral de Niterói, ainda não executada.

Por ocasião do falecimento de Dom Carlos Alberto Navarro, em 2003, o projeto foi arquivado pelo seu sucessor, o Bispo Dom Frei Alano Maria O. P. Pena, alegando a inviabilidade financeira do projeto, não contando com articulação política para mesma.

Em 2012, a pedido de Dom José Francisco Rezende Dias, recém-nomeado Arcebispo da cidade, o então prefeito Jorge Roberto Silveira doou o terreno para a nova catedral, empreendendo esforços para retomar sua construção.  Em 2013, durante Jornada Mundial da Juventude, o Arcebispo de Niterói apresentou o projeto ao Papa Francisco, que o abençoou. No dia 12 de outubro de 2014, foi entronizada a pedra de início as obras, com o aditivo de mais um ano para seu efetivo início. Em março de 2016 começaram as obras, sem previsão de entrega. E não existe nada no local ainda.

 Estação de Hidroviária de Charitas

O prédio do terminal das barcas do bairro de Charitas, ponto final do Caminho Niemeyer, levou a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e se tornou mais uma atração turística da cidade. Inaugurada em 2004 com 2.000 m² e 700 m² de vidro para compor o salão panorâmico de embarque de passageiros, o espaço abriga lojas de conveniência, o restaurante Olimpo e uma vista invejável da enseada e da Baía de Guanabara. Um dos destaques da estação é seu recuo em relação à linha d´água e a construção de um píer sobre estacas.

Terminal das Barcas de Charitas, inaugurada em 2004.

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2007 com o nome de Teatro Popular, comporta 460 lugares em seu interior. Entretanto, o palco apresenta parte posterior reversível, que se abre para uma ampla praça podendo abrigar espetáculos ao ar livre, ampliando a capacidade para 20.000 lugares em um espaço de 17 mil metros quadrados. Seu traçado sinuoso é característico de seu criador e seus painéis retratam três desenhos alegóricos de mulheres em azulejaria amarela.

Teatro Popular Oscar Niemeyer inaugurado em 2007.

Fundação Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2010, o conjunto foi construído numa esplanada, em conjunto com o Teatro e o Memorial Roberto da Silveira, para abrigar a sede da Fundação Oscar Niemeyer, ocupando 4.000 m² na região. Em planta, a edificação se assemelhar a um caracol e foi destinada à guarda do acervo do arquiteto, como esculturas, projetos, maquetes e trabalhos realizados ao longo de mais de 70 anos. Originalmente, o local seria instalado a sua administração, o Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.

Fundação Oscar Niemeyer, inaugurado em 2010.

Esta unidade da Fundação será considerada um importante centro de documentação, quando disponibilizar seu acervo bibliográfico e oferecer produtos e serviços de informação crítica voltada à reflexão e difusão do urbanismo, design e artes plásticas, além da valorização e preservação do patrimônio arquitetônico moderno do país.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre o MAC e o Caminho Niemeyer? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: