
O Nascimento de Vênus
Este famoso quadro de Sandro Botticelli (1444-1510) foi revolucionário na sua época, por ser a primeira pintura renascentista com tema exclusivamente leigo e mitológico. A admiração pela antiguidade clássica, isto é, pelas antigas civilizações da Grécia e de Roma, era uma característica básica da Renascença, e foi um interesse compartilhado por muitos artistas, estudiosos, estadistas, comerciantes e colecionados. A Família Medici foi um exemplo de patrono das artes. O Nascimento de Vênus, representado um dos mitos clássicos mais pitorescos, nos transporta para um mundo de sonho e poesia. Vênus, ao centro, está ladeada pelo Vento Oeste e por uma Hora que a acompanha. As figuras alongadas flutuam num fundo plano e simples como se fossem recortes de papel.

O Nascimento de Vênus, grande obra do Renascimento Italiano. Têmpera sobre Tela, Galleria degli Uffizi, Florença.
O Nascimento da Beleza
Vênus é uma das deusas mais importantes da Antiguidade, mas a lenda do seu nascimento no mar é trágica. Urano (o céu) e Gaia (a terra) haviam se unido para produzir os primeiros seres humanos, chamados Titãs. Mas um dos seus filhos, Cronos ou Saturno (o Tempo), castrou seu pai com uma foice. Jogou então os seus genitais no mar, e da espuma que daí resultou nasceu Vênus. Note-se que Vênus é seu nome romano; os gregos a chamavam de Afrodite. É a deusa do amor, da beleza, do riso e do casamento.

A Vênus de Milo ou Vénus de Milo é uma estátua da Grécia Antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre, em Paris.
Quem foi Sandro Botticelli
Botticelli passou quase toda a vida em sua Florença Natal. Sua única viagem importante foi em 1481-82, quando trabalhou na decoração da Capela Sistina. Esta encomenda mostra como era grande sua reputação na época. Contudo, morreu na obscuridade e sua fama so ressurgiu e no final do séc. XIX.

Provável auto-retrato do artista Sandro Botticelli.
Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre o Nascimento de Vênus? Deixe seu comentário!