logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Operários

Tarsila do Amaral
30 mar

Operários

Tarsila do Amaral – 1933

No começo da década 1930, Tarsila do Amaral vivia em universo muito diferente daquele em que transitava nos anos 20. Sua situação econômica estava seriamente abalada pela crise de 1929. Convivendo com o psiquiatra Osório César, viu uma realidade diversa, conheceu o socialismo e viajou à União Soviética em 1931. Em agosto de 1932, foi presa por um em razão da viagem e da participação em reuniões e esquerda. Atravessava um período difícil, e para sobreviver pintou retratos por encomenda, fez ilustrações para publicações e, a partir de 1936, passou a escrever para jornais.

Obra emblemática de Tarsila do Amaral. Marco do Modernismo no Brasil.

Significado

A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente.

Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas.

São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. Os operários olham todos na mesma direção, – para frente – e não estabelecem qualquer contato visual uns com os outros. A disposição dos trabalhadores, em um formato crescente, de pirâmide, permite que se veja a paisagem ao fundo: uma série de chaminés cinzentas de fábricas.

Alguns dos rostos são conhecidos do grande público, como, por exemplo, o arquiteto Gregori Warchavchik e a cantora Elsie Houston, outros são conhecidos apenas pela pintora, caso de Benedito Sampaio, o administrador da fazenda da família.

Quem foi Tarsila do Amaral

Tarsila de Aguiar do Amaral foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. Nasceu em Capivari. Não fez parte do Grupo da Semana de Arte Moderna de 1922, mas teve seu nome sempre associado aos frutos colhidos após esse evento.

Auto retrato de Tarsila do Amaral pintado em 1923.

Releitura do quadro Operários

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), inaugurou no dia 8 de junho de 2018 a maior manifestação de arte urbana dedicada exclusivamente à ciência, tecnologia e inovação. Um dos murais, feito em grafite, foi uma releitura do célebre quadro Operários, de Tarsila do Amaral.

Construtores da ciência, está exposto na rua Lauro Müller, em Botafogo.

O trabalho, intitulado Construtores da ciência, está exposto na rua Lauro Müller, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A autora é a jovem artista plástica Gabi Tores, estudante do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Grafite Operários de Brumadinho de mundano homenageia vitimas da tragedia em São Paulo.

Viaje Conosco

Aéreo
A capital do estado ostenta o título de maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do mundo. São Paulo é o centro mais cosmopolita do País. Capital da cultura, da gastronomia, do entretenimento, especialmente o noturno, da economia, da moda e muito mais. É lá que será realizada a partida de abertura da Copa do Mundo da Fifa, na Arena Corinthians, em 12 de junho de 2014. O estádio receberá outros cinco jogos do torneio. São Paulo tem tudo que o visitante espera e a qualquer hora…
04 noites

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: