logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Os Barões do Café

Rio de Janeiro
24 jun

Os Barões do Café

Fragmentos da nossa história

por Cícero Nogueira

Os barões de café no Estado do Rio de Janeiro desempenham grande importância na história da região. A representatividade histórica destas personalidades vai de encontro com a história do café no Brasil, pois em determinado contexto histórico, o interior do Rio de Janeiro foi considerado como um dos principais e mais produtivos cenários de produtividade do grão no país, representando boa parte dos lucros vindos da principal atividade econômica da época.

Uma trajetória de muito café

A história conta que o grão foi levado ao Brasil por franceses que residiam no estado do Pará. Tendo origem africana, o café rapidamente pulverizou-se pelo país e o investimento no grão ultrapassou até mesmo o comércio de cana de açúcar, principal matéria prima produzida na época. Por este motivo, em meados dos anos 1820, as produções do grão no Vale do Paraíba eram responsáveis por grande parte das exportações realizadas no Brasil.

Ramos de Café

Café pelo mundo

Por este motivo, o café brasileiro foi o mais conhecido internacionalmente e era o que abastecia os cafés europeus, norte americanos e os mais badalados da época. Por conta disso, os famosos donos das terras, conhecidos como barões do café, fizeram fortuna em função do café brasileiro ter conquistado prestígio como nenhum outro pelo mundo.

Senhores barões

Entretanto, conforme os barões de café ganhavam poder econômico, mais influentes ficavam e exerciam suas influências na sociedade, pois ao contribuir com o desenvolvimento regional, influenciavam diretamente em muitas questões políticas que mudaram a história do Brasil. Porém, após 1888, os barões viram-se perdendo espaço no cenário econômico visto que a abolição da escravatura reduziu consideravelmente a mão de obra, sendo necessário investir em imigração europeia como forma de acelerar a produção através de novas forças de trabalho.

Vale do Paraíba

Entre as regiões de maior notoriedade neste contexto, o vale do café, localizado no Vale do Paraíba, foi a região que abrigava cidades pertencentes a Rio de Janeiro e São Paulo, sendo responsável pelas maiores produções neste período. Pertencentes ao estado do Rio de Janeiro, o vale do café abrigava fazendas nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí. Com relação à parte pertencente a São Paulo, as cidades em que se situavam os grandes casarões eram São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Rio das Flores, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Caraguatatuba e Cruzeiro. Portanto, os barões de café e o ciclo econômico giravam em torno destas localizações.

Vassouras, cidade dos Barões do Café. Prosperou na região do Vale do Paraíba, como a maior produtora de café no Brasil Imperial.

Viagem no tempo

Como forma de explorar a região para conhecer de perto os casarões, as fazendas e as histórias dos barões, é possível visitar as principais fazendas estando de perto com as tradições históricas de uma época de ouro da economia do Brasil. Em muitos municípios ainda é preservada a história e os casarões são cartões de visita, onde os turistas são recepcionados por “barões e baronesas” vestidos à caráter, ideal para quem deseja explorar o turismo histórico do período colonial.

Fazenda do Paraizo, localizada em Rio dos Flores.

Conhecendo as Fazendas

Portanto, as principais cidades que preservam vivas as memórias da época são: Rio das Flores, com destaque para a Fazenda União e Fazenda Paraízo; Valença, sendo possível visitar a Fazenda Florença em Conservatória; Barra do Piraí e Vassouras com visitação às fazendas: Ponte Alta, Cachoeira Grande, Eufrásia, São João da Prosperidade e Alliança. Assim, os amantes da bebida mais popular do mundo podem ficar despreocupados: há sempre uma xícara de café durante a visitação pelos corredores dos casarões, é só pedir.

Fazenda Resgate – Localizada em Bananal – São Paulo.

Que tal, ficou com vontade de conhecer o Vale do Paraiba? Aqui na Alex Tour Viagens, nós preparamos tudo para você e sua turma viajar com conforto e segurança. Faça contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: