logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Ouro Preto e Mariana

26 ago

Ouro Preto e Mariana

principais atrativos dessas belíssimas cidades mineiras

As cidades de Ouro Preto e Mariana, no coração de Minas Gerais, estão entre os destinos históricos mais visitados do estado. E a importância das cidades não está retratada apenas nos museus. As construções antigas revelam, por meio da arquitetura de época, que muitos povos já passaram por ali, interferindo e deixando marcas que ainda nos dias de hoje podem ser acessadas. 

Além da inegável importância histórica, essas cidades também são conhecidas por diversos tipos de turismo, desde o religioso, por abrigarem inúmeras igrejas e santuários, indo até o ecoturismo, para quem não dispensa o contato com a natureza.

No post de hoje, nós resolvemos enaltecer os encantos de Ouro Preto e Mariana. Continue lendo para conhecer seus principais atrativos turísticos; você vai ficar com muita vontade de conhecê-las!

Os encantos de Ouro Preto

Um pouco de história

Por ter sido uma das cidades mais populosas do continente americano ainda em 1730, Ouro Preto foi considerada como Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade foi batizada desta forma por ter sido a principal fonte de ouro no Brasil colônia. 

Com as descobertas do metal precioso, Ouro Preto chegou a ter 3 milhões de habitantes e foi, sem dúvida, a cidade que mais forneceu ouro a Portugal.

A cidade de Ouro Preto – acerca de 1903. foto: Virgílio Cardoso de Oliveira.

O que encontrar pela cidade

As construções históricas nos fazem viajar pelo tempo. Além disso, a cidade contém estilos muito semelhantes a diversas regiões portuguesas, pois trazem preservadas através da arquitetura, construções que preservam as mesmas características.

Para quem vai a Ouro Preto, sugerimos o roteiro que passa pelas igrejas históricas, praças e museus, como Museu da Inconfidência, Casa de Tiradentes e as famosas igrejas, tais como: Igreja de são Francisco de Paula, construída em um dos pontos mais altos da cidade, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja São Francisco de Assis.

Igreja do Carmo e Museu da Inconfidência.

Muito além do ouro

Por não apresentar mais o metal presente nas águas rasas de seus rios, atualmente, a cidade mantém uma outra obra-prima, as preciosidades conhecidas como Rococó, presentes em cada uma das igrejas e pelas praças da cidade.

Conhecendo Mariana

Para quem está de passagem por Ouro Preto, 14km separam a cidade de Mariana, uma outro município que certamente merece atenção e fará com que sua passagem pela região torne-se ainda mais interessante e repleta de boas recordações.

Desbravando Mariana

Praças, igrejas, características arquitetônicas, tudo lembra o passado de forma muito bem preservada. 

A praça Minas Gerais é uma das atrações obrigatórias de Mariana, pois possui duas igrejas, as famosas “igrejas gêmeas”, cenário ideal para os amantes da fotografia. Ainda neste local é possível encontrar o Pelourinho construído em 1705 e reconstruído em 1970.

Igreja do Carmo e São Francisco, a cidade de Mariana – MG

Conheça a Casa de Câmara e Cadeia

Por ter sido uma grande casa colonial, atualmente o local é sede da Câmara da região e tem uma vista privilegiada sobre a praça onde estão as igrejas gêmeas. 

No interior da Casa de Câmera (foto) é possível encontrar diversos registros históricos, ideal para os visitantes que gostam de absorver cultura durante suas expedições.

Casa de Câmara e Cadeia. – Mariana – foto: Clemilson.

Visite as praças de Mariana

Além da praça das igrejas gêmeas, há outros pontos de encontro para os turistas, como a Praça e Catedral da Sé (foto) e a Praça Gomes Freire cercada por um casarão, vegetação nativa da região e um pequeno lago, ideal para descansar depois de percorrer as ruas da cidade.

Igreja da Sé de Mariana. foto: Silvia Oliveira.

Preparado para visitar Ouro Preto e Mariana?

Ouro não há mais, infelizmente, mas há história, gastronomia reconhecida internacionalmente e muitas experiências que só quem visita poderá vivenciar. 

Se você está preparando férias e quer a experiência do belíssimo estado de Minas Gerais, não deixe de conhecer Ouro Preto e Mariana. Essas duas cidades históricas vão te surpreender!

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre Ouro Preto e Mariana? Deixe seu comentário!

 

Viaje Conosco

Nenhum tour corresponde aos seus critérios

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: