
Palio
por Alex Brando
As principais atrações de Siena estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da Piazza del Campo, que em forma de leque reúne diariamente a vida cultural, gastronômica e turística dessa pequena cidade medieval.

Piazza del Campo, ao fundo Torre del Mangia – Siena
E nela que anualmente a cidade reúne seus moradores e turistas, aonde as agremiações de bairro disputam o Palio.
Mas o que é o Palio?
O Palio é a festa mais comemorada da Toscana. Acontece todos os anos na Piazza del Campo, nos dias 02 de julho e 16 de agosto, sempre as 19h.
A atração principal é a corrida em cavalos sem sela, registrada pela primeira vez em 1283, mas acredita-se que tenha surgido nos treinamentos militares romanos. Os jóqueis representam 10 dos 17 contrade (distritos que correspondem a paróquias) de Siena. Os cavalos são escolhidos por sorteio e benzidos na igreja.

Os 17 contrade de Siena.
Precedidas por dias de pompa, desfiles de trajes e altas apostas, as corridas duram 90 segundos cada uma. Milhares de espectadores lotam a piazza. O vencedor recebe de prêmio um palio (bandeira) de seda. A festa dos vencedores e a discussão dos perdedores podem durar semanas.
Os Contrade
As 17 contradas são: Aquila, Bruco, Civetta, Chiocciola, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone. Todas desfilam no dia do Palio, com seus trajes tradicionais (chamados monturas), cores e hinos. Após o desfile de apresentação, e realizado o sorteio dos 10 cavalos que irão participar do Palio.
A corrida compreende em 3 voltas na Piazza del Campo, sendo percorrido em 90 segundos. Ganha o contrade que realizar o percurso em menor tempo, mesmo se o jóquei cair do animal.

O Contrate Drago e seu Palio hasteada em Siena.
O Palio e uma das festas mais importantes da Toscana.
Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre Siena? Deixe seu comentário!