logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Restaurantes Portugueses

Portugal
18 maio

Restaurantes Portugueses

por Alex Brando

Portugal oferece atrações para todos os públicos, todos os gostos.

Praias, montanhas, cassinos, igrejas, festas populares, além de sua diversificada gastronomia, herança das grandes navegações e da expansão lusa por todo o mundo, trocando ingredientes e receitas dos mais diversos cantos do globo, incluindo influências atlânticas e mediterrâneas, presentes na quantidade de peixes consumida tradicionalmente.

Uma viagem gastronômica permitirá degustar diversos sabores, porém todos com a mesma essência da hospitalidade lusitana.

Abaixo, apresentamos cinco restaurantes que tivemos oportunidade de conhecer em nosso roteiro das Festas Portuguesas, em cidades ao Norte de Lisboa. Esperamos que vocês gostem de nossas indicações.

Sardinhas assadas, acompanhadas por batatas e saladas, prato tipico da gastronomia portuguesa.

Restaurante Casa do Leão – Lisboa

Um dos mais belos restaurantes de Lisboa, o Casa do Leão encontra-se dentro do Castelo de São Jorge, bem no alto da Alfama, o famoso bairro boêmio de Portugal, contando com uma vista maravilhosa da capital portuguesa, do Tejo e da Almada.

O restaurante é especializado na culinária portuguesa servindo pratos como Lombo de Bacalhau Confitado Sobre Miga de Grão-de-Bico e Grelos Salteados. Tudo bem servido, acompanhado de um delicioso vinho português Prova Régia da Quinta da Romeira.

Casa do Leão, salão interno do Restaurante localizado no Castelo de São Jorge.

O acesso é feito pela rua de Santa Cruz do Castelo, mas para acessar às dependências do restaurante, deve-se adquirir os ingressos do Castelo de São Jorge.

Degustar deliciosos pratos com a vista de Lisboa e surpreendente.

Para os almoços, indicamos as mesas externas com a vista para a cidade. À noite, o ideal é reservar uma mesa e usufruir do salão principal e sua vista noturna da cidade.

Restaurante Tia Alice – Fátima

Com mais de 1300 avaliações no Tripadvisor, além da indicação de clientes fiéis na boca a boca, o famoso Restaurante Tia Alice disputa com o Santuário de Fátima a fama do local.

A Sra Alice, responsável a 30 anos pelo restaurante de mesmo nome em Fátima.

Erguido há mais de 30 anos, o local é ponto de encontro de políticos, famosos e desconhecidos, degustando seu Bacalhau à Nata, o Arroz de Pato do Campo ou o Bacalhau Gratinado com Camarão. Ali, eventualmente é possível encontrar pessoas como Ana Maria Braga (apresentadora de TV), Tony Ramos (ator) ou até mesmo o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que já comentou: – “Uma peregrinação ao santuário só fica completa com uma romaria à casa mais famosa da região”.

Bacalhau Gratinado com Camarão, um dos pratos do Restaurante Tia Alice em Fátima – Portugal.

Como todo bom restaurante familiar português, é possível optar por degustar os deliciosos pratos ao ar livre, em seus jardins externos e privados, ou em seu salão principal erguido no andar inferior do pequeno edifício de dois pavimentos.

Para aqueles que se deliciam com os pratos portugueses, seus vinhos e sobremesas, o local oferece, no andar térreo, uma bela lojinha com produção de artistas e artesões locais, peças exclusivas e atraentes.

O Restaurante da Tia Alice está localizado na Av. Irmã Lucia de Jesus, 152, a 3 km do Santuário.

Restaurante Mugasa – Fogueira

Premiado em 2018 com a Medalha de Ouro do Concurso Nacional de Leitão Assado e outros Produtos Nacionais Portugueses, o famoso Leitão à Bairrada é o prato mais pedido desse restaurante familiar da cidade de Fogueira, uma pequena aldeia da região de Aveiro.

Restaurante Mugasa, localizada em Fogueira, próximo de Aveiro.

É considerado, para muitos, um dos melhores locais da região para se desfrutar de um bom leitão.

Além do prato mais famoso, encontramos também no cardápio pratos como Feijoada de Leitão, passando pelos incomuns Iscas de Leitão de Cebolada e Cabidela de Leitão, além dos doces portugueses como a Aletria.

Aletria, doce tipico português, sobremesa encontrada no Restaurante Mugasa.

O restaurante, que funciona há mais de 50 anos, foi fundado pelo casal Álvaro e Helena e hoje é administrado pelo filho Ricardo Nogueira. O local familiar atende a grandes grupos no segundo piso e pequenas reuniões familiares no térreo.

Aconselha reservar mesas com antecedência, principalmente quando for degustar o famoso Leitão à Bairrada, pois ele demanda um tempo de preparo.

Leitão à Bairrada, prato premiado em 2018.

Sempre indicamos, após o delicioso almoço, visitar a famosa Quinta das Bageiras e seus vinhos produzidos por uvas locais.

Restaurante Salpoente – Aveiro

Localizado em uma das rias de Aveiro – terra dos ovos moles, o Restaurante Salpoente, hoje ocupa um dos antigos armazéns de sal do Cais de São Roque, local tombado pelo patrimônio histórico local.

Galpões do Restaurante Salpoente em Aveiro.

Preservando a fachada simples do armazém, seu interior foi totalmente reformado, conferindo um ar contemporâneo ao local. O restaurante segue, nos últimos 5 anos, premiado como o melhor da cozinha portuguesa, prêmios como:  Unique Restaurant of the year – Portugal 2018; Restaurante do Ano em Aveiro – Portugal, pela Luxury Travel Guide, e os “3 Talheres”, pelo Guia Michelin, sendo eleito o 7º melhor restaurante de Portugal.

Interior contemporâneo do Restaurante Salpoente.

Seu menu degustação é algo espetacular. Os pratos sempre harmonizados com excelentes vinhos tintos ou brancos encantam seus clientes. É possível escolher entre dois menus degustação: À Descoberta de Produtos da Região ou Memórias, ambos criados pelo Chefe Duarte Eira, que venceu o Prêmio Portugal 2019, com o menu constituído de sopa “Tributo à Ria de Aveiro”, petisco “Açorda fria de berbigão e Ostra”, prato regional “Milho de Chaves” e prato contemporâneo “Bacalhau, sames de bacalhau e mão de vaca”.

Uma das entradas do menu degustação… maravilhoso.

Indicamos sempre realizar a reserva, pois é um dos restaurantes mais concorridos da região. Após a refeição, caminhar pelas ruas de Aveiro e apreciar os canais da “Veneza” Portuguesa é um bom programa para a digestão.

Restaurante Histórico by Papaboa – Guimarães

Inserido no centro Histórico de Guimarães, cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, o “Histórico” é um novo conceito de restaurante, onde se poderá degustar no seu espaço sabores tão diversos como refeições, tapas, gelados, crepes, cafés e chãs.

Restaurado em antigo palacete do séc. XVII, o “Histórico” oferece a quem o visita, um local rico em história e cultura vimaranense.

Sede do famoso Restaurante Histórico by Papaboa no sitio histórico de Guimarães.

Vale a pena conhecer e degustar seu menu, principalmente o seu Bacalhau a Natas, como sempre bem servido e acompanhado de um delicioso vinho verde do Minho.

O restaurante possui vários ambientes, do intimista ao contemporâneo, passando pelos jardins, até ambientes que apresentam a arquitetura medieval do local.

Bacalhau à São Cristóvão, um dos pratos do Restaurante Histórico by Papaboa.

O Restaurante Histórico by Papaboa está há poucos metros de caminhada do Largo de Oliveira e da Igreja de Nossa Senhora das Oliveiras.

Como em muitos outros restaurantes, sempre indicamos reservar seus lugares.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre os Restaurantes Portugueses? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aéreo
Conhecer as festas de Lisboa e Porto, mas também das várias cidades que estarão em nosso roteiro.
15 dias

Comments

comments

Comentários:

  • Vera bertholini
    18 de maio de 2020em22:01

    Excelentes informações! Me fez relembrar momentos de saudades..

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: