
Rota dos Vinhos: 6 atrativos da Serra Gaúcha, que você precisa conhecer
Também conhecida como Vale dos Vinhedos, a região vem atraindo mais e mais turistas ao longo do ano.
Com mais de 82 quilômetros quadrados da serra, a chamada Rota dos Vinhos, ou Vale dos Vinhedos, é hoje um dos principais destinos turísticos do estado do Rio Grande do Sul.
A região é assim chamada pela quantidade de vinhedos existentes, o que a coloca como a mais importante neste mercado. E um dado importante: os vinhos produzidos ali são os únicos do Brasil a conter selos de indicação de procedência e denominação de origem.
Para entender com mais propriedade onde fica exatamente a Rota dos Vinhos, é preciso dizer que ele forma um triângulo entre as cidades de Bento Gonçalves (à nordeste), Monte Belo do Sul (noroeste) e Garibaldi (sul).
Aqui estão algumas das principais razões para você visitar a Rota dos Vinhos:
1. O legado histórico e cultural deixado pelos imigrantes italianos
Diversos costumes e tradições italianos estão enraizados no dia a dia dos moradores da região. Até mesmo a paisagem remete às áreas rurais da Itália.
Entre as manifestações históricas e culturais que podem ser percebidas facilmente estão: a construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto, o cultivo de videiras e, é claro, a produção do vinho.
2. O visual incrível dos parreirais
Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza da Rota dos Vinhos. E não é preciso ser um exímio apreciador do enoturismo para se encantar com isso.
Na região existem inúmeras pequenas propriedades rurais que dividem espaço com renomadas vinícolas de destaque nacional e internacional.
3. As vinícolas
A maioria das vinícolas da região é muito receptiva aos turistas. Em muitas delas, é possível conhecer os processos de produção do vinho e degustar, além de comprar com preço de fábrica.
Entre as mais famosas estão a Casa Valduga, a Miolo, a Aurora, a Cordelier e a Salton, todas em Bento Gonçalves. Já em Garibaldi, é possível visitar as vinícolas Chandon e Peterlongo, entre outras.
4. Os cânions
Os grandes desfiladeiros do Parque Nacional da Serra dos Aparados também é um atrativo e tanto, principalmente para quem aprecia a natureza.
— Veja nosso post sobre o Cânion do Itaimbezinho!
5. Os Caminhos de Pedra
Caminhos de Pedra é um roteiro idealizado para valorizar a cultura italiana na Serra Gaúcha. Anualmente, de acordo com a Associação Caminhos de Pedra, são recebidos mais de 60 mil turistas nesta rota.
6. Grande quantidade de hotéis de excelência
Outro ponto alto do Vale dos Vinhedos é a vasta oferta de hospedagem. Há hotéis para todos os bolsos e a grande maioria é muito bem avaliada, tanto por especialistas em hotelaria quanto pelos clientes.
Prepare sua viagem para a Serra Gaúcha
Emocione-se com o Cânion Itaimbezinho e as belezas naturais do Parque Nacional dos Aparados da Serra. E visite Bento Gonçalves e Cambará do Sul, na Rota dos Vinhos — Rio Grande do Sul! Reserve agora sua viagem com a Alex Tour Viagens!