logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

São Longuinho

Bom Jesus de Braga
29 abr

São Longuinho

por Alex Brando

“São longuinho, São Longuinho, se eu achar dou 3 pulinhos”

Quem nunca uso essa frase para pedir ao São Longuinho para encontrar algo perdido em casa. Das chaves da casa a carteira de dinheiro, uma tradição brasileira que veio de Portugal no Séc. XVII, mas você sabe a história de São Longuinho?

História

“Longuinho” foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa “Uma Lança”.

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte de Roma, ele vivia nas festas dos romanos. Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Estatua de San Longino, de Gian Lorenzo Bernini, encontra-se no transepto da Basílica de São Pedro – Vaticano.

São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II, quase mil anos depois, no ano de 999. Na Basílica de São Pedro, em Roma, uma estátua de São Longuinho está colocada ao lado de um dos quatro pilares que sustentam a cúpula que está sobre o trono do papa. Atualmente, a Igreja Católica celebra o seu nome no dia 15 de março. E quando se lembrar dele, não se esqueça de dar os 3 pulinhos, hein?

São Longuinho em Bom Jesus do Monte

São Longuinho chega em Braga, no Séc. XIX, a partir de uma promessa feita pelo Dr. Luís José de Castro Gomes do Couto. Após a graça alcançada com pedidos feitos a São Longuinho e erguido uma estatua ao soldado romano, sobre uma rocha no alto do santuário.

Diferente dos pedidos brasileiros em encontrar algo perdido, São Longuinho em Portugal busca ajudar as meninas solteiras a entrar no rol das casadas: A lenda diz: “menina solteira que, em recolhido silêncio der três voltas em seu redor no prazo de um ano passará a rol das casadas”.

São Longuinho no Santuário de Bom Jesus do Monte.

Após as três voltas das solteiras e moçoilas a futura candidata ao casamento, deve descansar no Banco de Pedra erguido por Antônio Ferreira Lopes, com a inscrição: “ao arquiteto Carlos Amarante no segundo centenário do seu nascimento 1748-1948.

Ainda hoje a Estatua de São Longuinho e ponto de encontro das senhoras e dos turistas locais para apreciar a linda fachada da Igreja de Bom Jesus do Monte.

São Longuinho no Brasil

A história de São Longuinho na cidade de Guararema começa com a construção da primeira capela, em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos Franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja. Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em janeiro de 1941. Conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas, a imagem de São Longuinho atrai fiéis e curiosos durante o ano todo para a cidade. Lá, encontra-se a Igreja Nossa Senhora da Escada, que abriga a única imagem do santo no Brasil.

Igreja Nossa Senhora da Escada, em Guararema

Não se sabe em que momento da história surgiu a simpatia dos três pulinhos no Brasil. Mas o pedido ao santo, caiu tanto no gosto popular do brasileiro que ele e sempre lembrando para localizar o que se perde.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre o São Longuinho? Deixe seu comentário! 

 

Viaje Conosco

Aéreo
Conhecer as festas de Lisboa e Porto, mas também das várias cidades que estarão em nosso roteiro.
15 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: