
São Lourenço dos Índios
por Alex Brando
História
A origem de Niterói remonta a 22 de novembro de 1573, data em que Martim Afonso de Souza – nome cristão de Arariboia – tomava posse de sua sesmaria, formando, juntamente com os jesuítas, o aldeamento de São Lourenço dos Índios.

Estátua em homenagem a Arariboia, na cidade de Niterói.
Estrategicamente implantando em um outeiro, este aldeamento motivou a construção de uma pequena capela em taipa descrita em 1570 pelo capelão português Gonçalo de Oliveira. A edificação primitiva deu lugar a outra, onde, em 1586, foi encenada a representação teatral de autoria do Padre Anchieta, Auto de São Lourenço. Esta capela era ainda uma ermida tosca e pequena, que os jesuítas substituíram, por volta de 1627, por uma construção em pedra e cal. Em 1769, a capela foi reconstruída, mantendo sua fisionomia jesuítica, conforme data imprensa na fachada conservada até hoje.
Após a expulsão dos jesuítas pelo Marques de Pombal, em meados do Séc. XVIII, a igreja passou a pertencer à Mitra de Niterói. Em 1915, o então prefeito Manuel Otávio de Souza Carneiro Solicitou sua incorporação ao patrimônio municipal, por suas características históricas, num ato pioneiro, considerando-se a inexistência, àquela época, de legislação federal de preservação do patrimônio cultural. Desde 1934 adquirido pela municipalidade de Niterói, o monumento veio a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e pelo município de Niterói em 1992.
Características Arquitetônicas
O templo foi construído pelos jesuítas, de pedra e cal, antes de 1627. Em 1729, a capela foi reconstruída com a arquitetura que mantém hoje, conservando os traços do estilo jesuíta. A torre do sino é de 1769.
O retábulo-mor da igreja, datado do fim do século XVII/ início do século XVIII, é entalhado em madeira, de composição maneirista, e recebeu pintura folheada a ouro na restauração da igreja do início do ano 2000. Na restauração, foi adicionada também uma representação da via sacra em pedra e novos bancos de madeira.

Altar Mor de São Lourenço dos Índios.
O altar, quase todo em pau-brasil, é original da construção. A imagem de São Lourenço data do século XVII. Na sacristia da igreja podem ser vistas a pia batismal em pedra de lioz, de influência moura, objetos coletados na época da restauração da igreja e gravuras de Carlos Oswald, representando a via sacra.

Pia Batismal, da Igreja de São Lourenço dos Índios.
Localizada no Morro de São Lourenço, o templo religioso só é aberto para missas locais ou com visitas agendadas.
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