
Sinha Olympia, quem é você???
Sinhá Olympia quem é você?
O ano de 1990 começava, e naquele carnaval a Estação Primeira de Mangueira, nos apresentou uma personalidade mineira, pouco conhecida entre os moradores do estado de Minas Gerais, quiçá do Brasil. Com o título “E deu a Louca no Barroco”, a escola contata a história da mulher mais pitoresca de Ouro Preto – Sinhá Olímpia!!!
A musica já dizia:
Viveu
Em vila rica a cinderela
Entre sonhos e quimeras
De raríssimo esplendor
Brilhou
Como o sol da primavera
E a beleza de uma flôr …
Jurandir da Mangueira -GRES Estação Primeira de Mangueira – 1990.
Mas quem foi Sinhá Olímpia?
Olympia Angélica de Almeida Cotta, nasceu no distrito de Santa Rita Durão, na cidade mineira de Mariana, em fins do séc. XIX, sem data certa. O distrito fica 50 km de Ouro Preto.
Conta a memorial oral do povo de Ouro Preto, que Olympia, ou Sinhá Olympia, era filha de pai rico, que se apaixonou na juventude por um farmacêutico pobre. Pela diferença social, a família a proibiu de viver esse lindo amor.
O rapaz afastado dela, morre de tristeza e Olympia começa a vagar pela cidade.
Alguns moradores atribuíram a sua loucura a esse fato de um amor proibido.
Não se sabe em que momento isso ocorreu. Mas conta-se que desde então, ela vivia vagando pela cidade com vestimentas do Sec. XVIII.
Portava chapéus extravagantes, um cajado na mão, contava histórias que havia vivido, como tendo um caso com o alferes Joaquim da Silva Xavier – o Tiradentes.
Ou foi amada pelo poeta Claudio Manoel da Costa, poeta do barroco e arcadismo mineiro.
Mas fato é, circulava pela Ouro Preto contando histórias e pedia em troca algum dinheiro ou uma dose da Marvada – Pinga. E considera pela cantora Ria Lee, a primeira hippie do Brasil e transformou-se em musa em Poemas de Carlos Drumond e Andrade e letras de Milton Nascimento.
Veio a falecer em 1976 aos 87 anos e anos depois foi homenageada pela Estação Primeira de Mangueira.
Se viveu e foi amada por Tiradentes ou Claudio Manoel da Costa, nunca saberemos!!! Mas que foi uma figura pitoresca de Ouro Preto. Sim ela foi!!!!