logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Teatro Amazonas

Manaus - AM
11 maio

Teatro Amazonas

O projeto de construção do Teatro Amazonas data de 1881, por iniciativa de Felipe Monteiro e Jorge dos Santos na Câmara da Província de Amazonas. Em 1884 foi lançada a pedra fundamental. As obras, no entanto, prolongaram-se até 31 de dezembro de 1896, dia da sua inauguração.

Teatro Amazonas e Manaus, tendo o Rio Amazonas ao fundo. a,c 1945.

Símbolo do apogeu do ciclo da borracha, O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. Com corpo retangular e capacidade para oitocentas pessoas, destaca-se pelo pórtico avançado com arcadas no térreo e dois níveis superiores de colunatas, encimado por frontão em arco, onde um par de figuras reclinadas em estuque emoldura uma cartela central.

Nas fachadas laterais, dois pórticos térreos avançados sustentam terraços cercados por balaustradas. A cúpula, com estrutura metálica, é revestida externamente em vidro e cerâmica policromada.

Teatro Amazonas, com suas fachadas imponentes e sua cúpula revestidas de cerâmica policromada.

A decoração da fachada foi executada por Henrique Mazzaloni, a decoração interna é de Crispim Amaral e do pintor italiano Domenico de Angelis, que já no Teatro da Paz, em Belém. Desse último é a pintura alegórica do teto do teatro representando “A Glorificação das Belas-Artes na Amazônia”, assim como as pinturas do salão nobre. Aonde aconteciam os grandes eventos sociais da época.

Salão Nobre do Teatro Amazonas.

Os bustos em gesso que ornam o teatro são atribuídos ao escultor Enrico Quattrini.

Edificado numa época em que Manaus contava com apenas cem mil habitantes e vivia um período de rara prosperidade, pode-se perceber as dificuldades na obtenção de materiais nobres pela pintura ilusionista que, em fingimento de mármore, recobre diversos elementos de estuque ou reboco da construção.

O Pano de Boca do Teatro Amazonas é outra raridade. Foi confeccionado em 1894, pelo artista brasileiro Crispim do Amaral, e descreve o encontro dos rios Negro e Solimões. A Primeira récita operística com “La Gioconda”, de Amilcare Ponchielli, pela Companhia Lírica Italiana.

Pano de Boca do Teatro Amazonas, confeccionado pelo pintor brasileiro Crispim do Amaral.

Em 126 anos de funcionamento, vários espetáculos de opera e como tenores, maestros e artistas nacionais e internacionais se apresentaram no seu palco, personalidades como o tenor José Carreras, Roger Waters, as bandas Spice Girls e The White Stripes; assim como os brasileiros Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Ana Botafogo e Bibi Ferreira.

Atualmente, é o palco de grandes eventos realizados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), como o Festival Amazonas de Ópera e os festivais de Dança e Teatro; de espetáculos eruditos como os apresentados pelos Corpos Artísticos estatais; e populares, beneficiando artistas locais de diversos gêneros.

O teatro é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1966.

Que tal, você gostou das informações que trouxemos sobre o Teatro Amazonas? Deixe seu comentário!

Viaje Conosco

Aereo
Deixe-se apaixonar por costumes muitos próprios e pelo estilo do norte do pais, venha conhecer o pulmão verde do Brasil – Amazônia.
11 dias

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: