logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Conhecendo o Vale Europeu

Santa Catarina
27 maio

Conhecendo o Vale Europeu

Breve histórico e atrações de uma das regiões mais belas do Brasil

O Vale Europeu, situado no Sul do Brasil, abriga uma série de maravilhas a serem desvendadas. É um dos roteiros mais charmosos e românticos do país.

A região é, na verdade, o Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Guarda histórias e mantêm vivas tradições dos imigrantes que lá desembarcaram.

Conhecer o Vale Europeu é estar em mais de um país ao mesmo tempo, pois as colonizações alemãs, austríacas, italianas, portuguesas e polonesas, ainda nos dias de hoje, mantêm vivas suas identidades através de seus descendentes.

Por isso, o roteiro desta viagem permite aos visitantes o contato direto com a cultura européia sem precisar sair do Brasil.

Ao longo deste artigo, você vai conseguir visualizar um pouco dessa riqueza cultural. A ideia aqui é despertar em você a vontade de conhecer uma das regiões de melhor qualidade de vida do país.

Acompanhe!

Breve relato histórico do Vale Europeu

Vale Europeu - Alex Tour ViagensBrasil e Europa têm caminhos cruzados em vários momentos. Em meados do século XIX, a forte imigração alemã impulsionou a região e estimulou que outros imigrantes se dirigissem ao Brasil.

O crescimento da imigração acabou criando diversas colônias na região Sul, dando origem mais tarde a cidades como Itajaí, Brusque e Blumenau, dentre diversas outras, que também tiveram suas origens baseadas na imigração europeia.

Dentre as cidades do Vale Europeu, destacam-se: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar,  Guabiruba, Ilhota, Ibirama, Indaial, Jaraguá do Sul, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, Rio do Sul, Tijucas e Timbó.

Todos esses são destinos que se desenvolveram baseados em tradições do continente europeu. E a maioria deles oferece, ainda nos dias de hoje, traços culturais bastante preservados.

Principais atrativos do Vale Europeu

Conheça, a seguir, as principais atrações da região do Vale Europeu em Santa Catarina.

Conheça as igrejas

Santuário Madre Paulina - Alex Tour ViagensComo em diversos países da Europa, a tradição em visitar igrejas é muito comum no Vale Europeu.

E isso vai muito além de crenças religiosas, pois a visita aos locais também é uma oportunidade de conhecer a história através da arquitetura.

Por isso, não deixe de conhecer as dezenas de igrejas situadas em cidades como Nova Trento e Doutor Pedrinho.

Destaque para o Santuário Madre Paulina (foto), a primeira santa brasileira canonizada pelo Papa João Paulo II.

O Santuário Madre Paulina não é uma simples igreja, é também um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.

Explore as peculiaridades de diversos países

Vila Germânica - Daniel Zimmermann - Alex Tour Viagens

Vila Germânica/Blumenau – foto: Daniel Zimmermann

Por ter inúmeras influências de regiões diferentes, cada cidade possui tradições distintas. Em Blumenau (foto), Brusque, Pomerode e Gaspar a tradição alemã é a mais influente.

Para conhecer tradições italianas, basta pôr o pé na estrada em direção a cidades como São João Batista, Rodeio e Nova Trento.

As festas do Vale Europeu

banda-velhos-camaradas-oktoberfest - Alex Tour ViagensAs festas que ocorrem na região levam adiante tradições culturais riquíssimas, como é o caso da maior festa alemã das Américas localizada em Blumenau, a Oktoberfest (foto), tradicionalmente realizada no mês de outubro.

Outras festas também movimentam o turismo na região e podem ser destacadas, tais como:

  • Em Brusque: Festa Fenarreco;
  • Timbó: Festa do Imigrante;
  • Rio do Sul: Festas Kegelfest e Anima Italiana;
  • Pomerode: Festa Pomerana;
  • Blumenau: Festa Festitália;
  • Rio dos Cedros: Festa Trentina;
  • Rodeio: Festa La Sagra;
  • Ibirama: Festa Weihnachtsmarkt.

Adrenalina no Vale Europeu

trilha-spitzkopf-blumenau - Alex Tour ViagensPara os amantes de esportes radicais e ecoturismo, a região é muito recomendada para prática de esportes como rapel, canoagem, vôo livre, parapente, ciclismo e trekking, ou seja, um convite aos aventureiros.

Em Blumenau, por exemplo, os aventureiros costumam visitar o Parque Spitzkopf (foto), localizado em um dos morros mais altos da cidade. Ali, o nascer e o pôr-do-sol, bem como a vista panorâmica, são de tirar o fôlego.

Paraíso das Compras

Se você é o tipo de turista que adora levar um pouco de memórias e cultura para casa, este é o destino certo. No centro de Blumenau e das outras cidades do Vale Europeu será possível encontrar artesanatos, chocolates típicos e inúmeros artigos de indústria têxtil.

Portanto, deixe espaço na bagagem e aproveite a viagem!

→ Para conferir mais detalhes acerca do roteiro, acesse o portal de turismo da região: www.valeeuropeu.tours.

 

Que tal, ficou com vontade de conhecer o Vale Europeu? Aqui na Alex Tour Viagens, nós preparamos tudo para você e sua turma viajar com conforto e segurança. Faça contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: