logo
Agência carioca especializada em turismo cultural para melhor idade. Promovemos diversão, conhecimento e integração em nossos passeios. Nossas viagens são mais do que um simples caminhar. Cuidamos de tudo para que, do começo ao fim, você só se preocupe em desfrutar desses momentos.
Ultimas Postagens
(21) 98208-8506
contato@alextourviagens.com.br

NOS SIGA NAS REDES:

(21) 98208-8506
Topo
 

Visto para brasileiros na Europa?

Que exigências esperar para 2021
26 mar

Visto para brasileiros na Europa?

por Cícero Nogueira

Os dias estão contados para os brasileiros que entram na Europa apenas com o passaporte em mãos. Mas fique tranquilo, não há razão para pânico. 

Como sugestão da Bélgica, as negociações para a implementação do sistema de segurança começaram em 2016. Portanto, os países pertencentes à Zona Schengen, área de livre comércio da União Européia, a partir de 2021, irão solicitar um documento adicional a todos os turistas que não necessitam de visto para entrar na Europa. 

Mas você sabe como isso irá afetar a sua viagem? Continue lendo para entender!

Visto para brasileiros na Europa: o que esperar desta mudança

Conhecido como ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), este formulário será a garantia de que os visitantes não apresentam nenhum tipo de ameaça os países da UE. 

Como forma de controlar as fronteiras fechando portas para os imigrantes ilegais e para turistas que trabalham sem autorização no mercado informal. 

Desta forma, de acordo com informações na página da Zona Schengen, a principal razão para implementação desta mudança é garantir a segurança.

Como irá funcionar o sistema ETIAS

Basicamente, os viajantes deverão preencher um formulário online que terá ligações com sistemas de seguranças internacionais e bases de dados da Interpol. Portanto, caso os viajantes apresentem qualquer relação com terrorismo, crimes ou qualquer outra situação de risco na comunidade internacional, o sistema irá negar a liberação através do documento impedindo a entrada destes cidadãos na Zona Schengen. 

Entretanto, na ausência de qualquer um desses fatores os viajantes certamente terão o aval positivo para explorarem o continente europeu. 

Além dessas questões, as autoridades também informaram que o processo irá colaborar para diminuir as filas nos aeroportos.

Quando a mudança passa a valer

Previsto para implementação em 2021, a aplicação do documento não será exclusiva a brasileiros, mas a uma lista de mais de 60 países. 

O sistema já é utilizado de formas similares em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália considerando os turistas que não necessitam de visto para a entrada nestes países.

Como preencher o formulário

Todo o procedimento será feito pelo próprio viajante com duração de aproximadamente 10 minutos. 

Todos os dados deverão ser preenchidos em inglês considerando informações como dados pessoais, número do passaporte, se já esteve presente em zonas de conflito terrorista, se já foi deportado ou rejeitado em algum país, e demais questionamentos acerca do histórico de viagens. É importante lembrar que o formulário aplica-se a passageiros de 18 a 70 anos.

Quanto irá custar

De acordo com informações oficiais da Zona Schengen, o custo será de 7 euros por pessoa (aproximadamente 35 reais na cotação atual/julho de 2019). Lembrando que a autorização de viagem deve ser realizada por cada passageiro.

Validade do documento

Após preenchimento e a resposta positiva, o ETIAS será válido por 3 anos, ou terá a validade de acordo com a expiração do passaporte.

O documento garante a entrada na Europa?

Infelizmente não, ter a aprovação do ETIAS não garante que o controle de fronteiras libere ou deporte algum passageiro, a decisão final sempre caberá às autoridades locais presentes no aeroporto no momento da entrada no país e o documento não substitui o passaporte.

Portanto, aproveite que você ainda tem bastante tempo até 2021 e programe-se para viajar o quanto antes sem ter um motivo a mais para se preocupar antes de fazer as malas. Boa viagem!

O que você achou das informações que trouxemos sobre o visto para brasileiros na Europa? Deixe seu comentário!

Comments

comments

Deixe uma resposta:

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: